Autor(es):
Dias, Sandra Cristina Camisão
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/489
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Psicologia educacional; Pediatria; Intervenção precoce; Instrumentos; Avaliação; Atitudes parentais; Qualidade; Satisfação; Educational psychology; Pediatry; Early intervention; Instruments; Assessment; Quality; Satisfaction
Descrição
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional Esta tese pretende caracterizar a Unidade de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, enquanto Serviço de Intervenção Precoce, de forma a pôr em evidência os pontos positivos e os pontos negativos da unidade para ajustar este serviço, de acordo com as respostas obtidas.
É utilizado um questionário de avaliação da satisfação parental, ao qual responderam 100 famílias; uma grelha de análise documental, para avaliar os processos das crianças, cujas famílias responderam ao questionário; o GORI, para avaliar a qualidade dos objectivos delineados nos Planos Educativos Individualizados existentes nos processos, e; o Guia de Padrões de Qualidade em Intervenção Precoce, utilizado como questionário de auto-avaliação dos técnicos desta Unidade.
Foram retiradas algumas conclusões a fim de responder às questões metodológicas levantadas.
Relativamente a este serviço, pode-se concluir que a satisfação parental é bastante boa; Quanto à tipologia de funcionamento seguir o modelo interdisciplinar podemos concluir que não se verifica, sendo o modelo mais próximo o multidisciplinar; Quanto à avaliação da qualidade dos objectivos delineados nos PEI`s obteve-se uma qualidade média (62,03%) dos objectivos para todos os PEI`s analisados. Pode-se ainda concluir que a auto-percepção dos técnicos é, no geral, aproximada da realidade.
ABSTRACT : This thesis intends to characterize the Paediatrics Development Unit of Santa Maria`s Hospital, as an Early Intervention Service, to put in evidence the positive and the negative points of the Unit to adjust this service.
One of the used instruments is a questionnaire of evaluation of the parental satisfaction, which was answered by 100 families; one documents analysis grate, to evaluate the processes of the children, whose families had answered to the questionnaire; GORI, to evaluate the quality of the delineated goals in the Individualized Educative Plans in the processes, and; a Guide of Quality Standards in Early Intervention, used as a questionnaire of auto-evaluation of the technician of this Unit.
About this service, we can conclude that the parental satisfaction is good; the Unit's typology don't follow the interdisciplinary model, being the multidisciplinary model the most related; The evaluation of the goal's quality in PEI `s got an average quality (62.03%) for all analyzed PEI `s. It can be concluded that the auto-perception of the technician is, in general, approached to reality.