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Atitudes dos fisioterapeutas face ao exercício e ao ensino na área da Administr...

Autor(es): Coutinho, Maria Isabel Monsanto Pombas de Sousa cv logo 1

Data: 1998

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/460

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psicologia da saúde; Amamentação; Atitudes; Instrumentos; Desenvolvimento infantil; Relação mãe-criança; Health psychology; Breast-feeding; Attitudes; Instruments; Infant development; Mother-child relations


Descrição
Dissertação de Mastrado em Psicologia da Saúde A finalidade deste trabalho é contribuir para a análise do desenvolvimento da identida¬de profissional dos fisioterapeutas, centrando-se no estudo das suas atitudes face ao exercício e ao ensino. A Fisioterapia no nosso país, tanto como área científica como profissão, está directa¬mente ligada aos contextos históricos, políticos e sociais, que influenciaram não só o exercício e o ensino mas também cada fisioterapeuta e a forma como ele percepciona a realidade. Este aspecto tem uma importância significativa nas atitudes que são exprimidas face aos objectos mencionados. A ausência de estudos realizados neste âmbito obrigou a uma pesquisa sobre os diplo¬mas legais que têm regulamentado a evolução da Fisioterapia. Em termos internacionais caracterizou-se a Fisioterapia através da apresentação das organizações que actualmente representam a profissão e o ensino e dos estudos mais recentes por elas realizados com vista a apresentação de uma visão integrada da situação relativa à realidade portuguesa. Para fundamentar o estudo relativamente às atitudes realizamos uma pesquisa sobre o próprio conceito, tendo em conta a sua evolução, avaliação, formação, funções e processos de mudança de atitudes. O estudo sobre as atitudes dos fisioterapeutas face ao exercício e ao ensino desenvol¬veu-se em algumas instituições de saúde e de uma Escola Superior de Tecnologia de Saúde da área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e vale do Tejo. A amostra foi constituída por 77 fisioterapeutas que exercem e/ou leccionam, que responderam a um questionário e a uma escala de atitudes, construída com base nos diplomas legais que regulamentam a Fisio¬terapia. Para organizar o estudo, foram formuladas três questões consideradas estruturantes e que serviram para orientar a pesquisa. O estudo permitiu concluir que as atitudes tanto dos fisioterapeutas do exercício como do ensino apresentam padrões de concordância, discordância e dispersão, face ao actual enquadramento legal do exercício e do ensino. Foi também concluído que existem diferenças nas atitudes dos fisioterapeutas que exercem exclusivamente nas instituições de saúde e nas atitudes dos fisioterapeutas que desenvolvem actividades docentes. O trabalho integra ainda recomendações com o objectivo de contribuir para a realiza¬ção de futuros trabalhos de investigação nesta área.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramalho, Glória
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