Autor(es):
Barata, Fernanda de Fátima de Matos Sobral Mendes
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/341
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Psicologia organizacional; Instrumentos; Inteligência; Emoções; Organizações; Processos cognitivos; Organizational psychology; Instruments; Intelligence; Emotions; Organizations; Cognition process
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacio O âmbito do estudo aqui presente é a Inteligência Emocional, e a medição da Inteligência Emocional.
O objectivo desta Tese é a concepção de uma ferramenta de medição de indicadores e dimensões que são específicos de Inteligência Emocional.
A ferramenta foi apelidada como Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional.
Neste trabalho demonstrámos que um grande número de estudos e pesquisas neste campo não alcançaram um consenso consistente em termos de resultados experimentais ou teorias. Consequentemente, esta investigação optou por adoptar a corrente académica e científica dos trabalhos de Mayer, Salovey e Caruso, assim como os trabalhos relativos ao modelo de enfrentamento quando este processo está relacionado com a Inteligência Emocional.
Nesta Tese criou-se um distanciamento deliberado face a outras correntes que têm sido incrivelmente bem sucedidas quando aplicadas em ambiente organizacional, tal como a abordagem de Goleman. Apesar disso, a ferramenta inspira-se na necessidade de se encontrarem resultados práticos para as pessoas, quer no mundo das empresas, como na sua vida pessoal.
O trabalho empírico aqui exposto agrega duas implementações do Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional, em dois períodos diferentes. Em ambas as implementações, os resultados demonstraram que a ferramenta necessita de melhoramentos, sobretudo no desenho dos Itens. Contudo, da primeira aplicação para a segunda, manifestaram-se resultados interessantes e desenvolveram-se aperfeiçoamentos, quer ao nível da fidelidade, como ao nível da validade do instrumento.
Na segunda aplicação, optou-se por incluir uma bateria de Provas que foram aplicadas simultaneamente com o Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional. O objectivo foi o de fazer um estudo de correlações entre o Questionário e essas Provas já cientificamente testadas. Para além dos testes de validade e fidelidade, o estudo de correlações manifestou resultados interessantes, nomeadamente acerca dos níveis incrementados de inteligência emocional, os quais, aparentemente, estão correlacionados com os níveis de raciocínio lógico e aptidão verbal.