Author(s):
Simões, Mário R.
Date: 1993
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3013
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Description
Os psicólogos ocupam uma parte importante do
seu tempo em tarefas de avaliação sociológica.
Este trabalho procura caracterizar algumas das questões colocadas pela existência de heurísticas, enviesamentos e erros inferenciais na prática clínica,
em situações de avaliação psicológica. São referidas as variáveis que influenciam o funcionamento cognitivo dos psicólogos no processo de aquisição e integração de dados e na formação e avaliação das hipóteses. Neste contexto, são apresentados alguns
exemplos de «heurísticas» e de «enviesamentos» que conduzem a erros que intervêm no raciocínio clínico: a «correlação ilusória)), a «heurística da representatividade » e a «heurística da disponibilidade», o «enviesamento
confirmatório e o erro de atribuição
fundamental).
Finalmente, são indicadas algumas medidas propostas no sentido de minimizar o efeito dos erros e, por isso, orientadas para o aperfeiçoamento dos comportamentos
de avaliação psicológica. L‘activité d’évaluation psychologique occupe une place importante dans le travail des psychologues.
Le raisonnement chique du psychologue n’échappe
pas aux heuristiques et distortions (bias cognitifs) et aux erreurs.
Ce travail cherche a caractérise et reconstituer l’itinéraire du raisonnement du psychologue et il déceler les lignes (implicites) qui structurent sa démarche d’evaluation.
On présente quelques exemples de ces distortions:
la (corrélation illusoire», le «bias de la representativité), le «bias de la disponibilité)), le «bias confirmatoiren
et el’erreur de l’attribution fondamentale)).
Finalment, on expose quelques unes des solutions proposées qui sont orientées vers le perfectionnement du raisonnement lors de I’évaluation psychologique. Psychologists occupy an important part of their work in psychological assessment tasks. Psychologists are frequently asked to assess, diagnose and predict human behavior; and they are subject to a number of biases that negatively influence the accuracy of
their clinical judgments.
This paper seeks to characterize cognitive heuristics and biases that may lead to errors on psychological assessment tasks.
Impediments to accurate clinical judgment include: the aepresentativeness heuristic)), the availability heuristic», the (illusory correlationn and the «fundamental
attribution errar».
Solutions or corrective measures that are likely to improve judgment accuracy are discussed.