Detalhes do Documento

Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pr...

Autor(es): Almeida, Tiago cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/295

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psicologia educacional; Pré-escola; Linguagem escrita; Escrita; Aprendizagem; Educational psychology; Preschool; Writing language; Writing; Learning; Instruments


Descrição
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional O objectivo do nosso estudo foi analisar a natureza das variações e as identidades que podem existir, no caminho para a estabilização da identidade das produções escritas da criança. Especificamente pretendeu-se estudar de que maneira os critérios qualitativos e quantitativos podem influenciar a escrita espontânea das crianças quando se trata de escrever a mesma palavra em momentos sucessivos (manualmente e em computador) - pares de palavras - sem consulta entre versões. Foram seleccionados 30 participantes de idades entre os 5-6 anos do jardim-de-infância, que foram divididos em 3 grupos experimentais pelo nível conceptual (silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético). Verificou-se que o processo de estabilização gráfica da escrita está relacionado com o nível conceptual das crianças, assim como que o computador de assume como importante ferramenta a explorar no processo de apropriação da linguagem escrita por parte das crianças pequenas.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia