Autor(es):
Granjo, Manuel
; Peixoto, Francisco José Brito
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2937
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Contexto escolar; Escala de Valores; Validade fatorial; Fiabilidade; School context; Portrait Values Scale; Factorial validity; Reliability
Descrição
O presente estudo teve por objetivo o estudo das características psicométricas da Escala de Valores
de Schwartz, no sentido de confirmar a sua adequação numa amostra de professores portugueses. Esta
escala é uma versão reduzida do Portrait Values Scale (PVS) desenvolvido por Schwartz et al. (2001).
É constituída por 21 itens, que refletem 10 valores motivacionais em quatro orientações fundamentais,
organizadas em dois eixos conceptuais básicos: autotranscendência vs. autopromoção e abertura à
mudança vs. valores de conservação. Numa primeira fase do estudo, participaram 201 professores de
dois colégios particulares da zona de Lisboa e Vale do Tejo. A análise fatorial exploratória revelou um
bom ajustamento à estrutura teórica (4 fatores, 49% da variância explicada). Na segunda fase, a
análise fatorial confirmatória realizada sugere o ajustamento do modelo. Nesta fase, participaram no
estudo 450 professores a lecionarem no ensino básico e secundário, em estabelecimentos de ensino do
ensino particular e cooperativo, distribuídos pelo território nacional e ilha da Madeira.
Na consistência interna, para as quatro dimensões consideradas, obtiveram-se valores entre .73 e .80.
Nas análises realizadas a escala de valores de Schwartz revelou índices satisfatórios de validade
fatorial e fiabilidade, sugerindo a adequação da sua utilização com professores portugueses. ABSTRACT: The aim of this research was to analyse the psychometric properties of the Schwartz’s Values Scale in
order to confirm its adequacy in a sample of Portuguese teachers. This scale is a short version of the
Portrait Values Scale (PVS) developed by Schwartz et al. (2001) and is constituted by 21 items, which
reflect 10 motivational values structured in four fundamental orientations, organized in two conceptual
axes: self-transcendence vs. self-enhancement and openness to change vs conservation values. In a first
study, 201 teachers from two private schools in the region of Lisboa and Vale do Tejo participated as subjects. An exploratory factor analysis showed a good fit to the theoretical structure (4 factors, 49% of
variance explained). A second study, using Confirmatory Factor Analysis suggested a good fit of the
model. 450 basic and secondary teachers from private schools from all around Portugal and Madeira
island participated in this second study. Reliability for the four dimensions ranged from .73 to .80.
In the analyses carried out, the Schwartz’s Values Scale showed adequate validity and reliability,
suggesting to be an adequate instrument to use with teachers.