Detalhes do Documento

Effects of a psychological inoculation video on helplessness-hopelessness and i...

Autor(es): Gomes, Ana Neto Branquinho Assis cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2761

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psychological inoculation; Breast cancer; Helplessness-hopelessness; Implicit optimism; Inoculação psicológica; Cancro da mama; Desânimo-fraqueza; Optimismo implícito


Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicobiologia apresentada ao ISPA - Instituto Universitário Helplessness-hopelessness (HH) and optimism are psychological variables which have been suggested as influential factors regarding survival rates and prognosis in cancer patients. Psychological inoculation (PI) is a cognitive method that uses the consecutive rejection of challenging sentences as a tool to destroy cognitive barriers. This study aimed to understand whether the exposure to a video simulating a PI session was able to increase implicit optimism levels and lower HH levels in breast cancer patients, when compared to the effects of a video simulating a supportive listening (SL) session. The sample for this study was composed of 83 Portuguese breast cancer patients. At baseline HH levels were assessed using the Portuguese version of the mini-Mental Adjustment to Cancer scale, whereas implicit optimism levels were assessed through word puzzle tasks. Participants were then randomly assigned to be exposed to either a video simulating a PI session or a video simulating a SL session. HH and implicit optimism levels were assessed again after the intervention. Results showed that the PI video had a significant effect in increasing implicit optimism levels in the intervention group, whereas the SL video significantly reduced HH levels in the control group. If replicated with direct interventions and longer follow-ups, this study could be a useful tool in finding an effective intervention to improve psychological conditions and perhaps prognosis in breast cancer patients. RESUMO: Desânimo-fraqueza e optimismo são variáveis psicológicas que têm sido referidas como factores influentes nas taxas de sobrevivência e prognóstico de pacientes oncológicos. Inoculação psicológica é um método cognitivo que usa a rejeição consecutiva de frases desafiantes como ferramenta na destruição de barreiras cognitivas. Este estudo pretende compreender se a exposição a um vídeo que simula uma sessão de inoculação psicológica aumenta os níveis de optimismo implícito e diminui os níveis de desânimo-fraqueza em pacientes de cancro da mama, quando comparado com os efeitos de um vídeo que simula uma sessão de escuta compreensiva. A amostra para este estudo foi composta por 83 pacientes de cancro da mama portuguesas. Antes da intervenção os níveis de desânimo-fraqueza foram medidos através da Escala Reduzida de Ajustamento Mental ao Cancro, e os níveis de optimismo foram aferidos através de puzzles de palavras. Os participantes foram depois aleatoriamente expostos a um de dois vídeos, um simulando uma sessão de inoculação psicológica e outro simulando uma sessão de escuta compreensiva. Os níveis de desânimo-fraqueza e de optimismo implícito foram medidos novamente após a intervenção. Os resultados demonstram que o vídeo de inoculação psicológica teve um efeito significativo no aumento dos níveis de optimismo no grupo experimental, enquanto o vídeo de escuta compreensiva reduziu significativamente os níveis de desânimo-fraqueza no grupo de controlo. Se replicado utilizando intervenções directas e tempos de acompanhamento mais prolongados, este estudo poderá ser uma ferramenta útil no encontro de uma intervenção eficaz na melhoria das condições psicológicas e até de prognóstico de pacientes de cancro da mama.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Gidron, Yori
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia