Author(s):
Loureiro, Luís Manuel de Jesus
; Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
; Barroso, Teresa Maria Mendes Dínis de Andrade
; Santos, José Carlos Pereira dos
; Oliveira, Rui Aragão Gomes
; Ferreira, Ricardo Oliveira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2530
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Literacia; Saúde mental; Adolescentes; Jovens; Literacy; Mental health; Adolescents; Youth; Alfabetización; Salud mental; Adolescentes; Jóvenes
Description
A literacia em saúde entendida enquanto constelação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem aos
indivíduos aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, tem ao longo da última década sido perspetivada
como dimensão fundamental para os programas de promoção da saúde e prevenção das doenças mentais. Neste artigo
é apresentado e analisado criticamente o conceito de literacia em saúde e literacia em saúde mental, discutindo a sua
abrangência e aplicabilidade, de acordo com os desafios emergentes e que se colocam aos programas de educação e
sensibilização para a saúde mental de adolescentes e jovens. Porque a literacia tem tanto de relevância quanto de
complexidade (Nutbeam, 2009), apresenta-se também um modelo de literacia em saúde, bem como os principais conceitos
com este relacionado, nomeadamente: educação para a saúde, promoção da saúde e comunicação em saúde. Debate-se
ainda a extensibilidade desta temática no âmbito das novas ferramentas ao serviço da promoção da saúde como é o caso
da web e do seu potencial e utilidade no incremento da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens. ABSTRACT: Health literacy, understood as a constellation of cognitive and social skills
and competences that allow individuals to access, understand and use
information in the health domain, has been, during the last decade,
viewed as a fundamental dimension of health promotion and mental
illness prevention programmes. In this article, the health literacy concept
and mental health literacy are presented and critically analyzed, discussing
their scope and applicability, in terms of the emerging challenges that
are placed on mental health education and sensitization programs for
teenagers and young people. Because literacy is as relevant as it is complex
(Nutbeam, 2009), a health literacy model is also presented, as well as
the principal concepts related to it, namely: health education, health
promotion and health communication. The extension of this theme to the
area of new tools at the service of health promotion is also debated, as in
the case of the Web and its potential and utility in increasing the mental
health literacy of teenagers and young people. RESUMEN: La literacía de la salud se entiende como siendo el conjunto
de habilidades cognitivas, sociales y capacitaciones que les
permiten a las personas acceder, comprender y utilizar la
información en el área de la salud. Esta ha sido enfocada
en la última como siendo una dimensión fundamental en
los programas de promoción de la salud y de prevención
de enfermedades mentales. Este artículo presenta y analiza
críticamente el concepto de literacía de la salud y de la
salud mental, y razona su alcance y su aplicabilidad, en
consonancia con los desafíos emergentes y aquellos que se
les colocan a los programas de educación y sensibilización
sobre la salud mental de adolescentes y jóvenes. Ya que
la literacía tiene tanta importante como complejidad
(Nutbeem, 2009), se presenta también un modelo de
literacía de la salud, así como aquellos conceptos clave
relacionados con ella, es decir: la educación para la salud,
la promoción y la comunicación de la salud. Se cuestiona,
asimismo, la capacidad de ampliación de esta cuestión en
el contexto de las nuevas herramientas para la promoción
de la salud, tales como Internet, y su potencial y utilidad en
la mejora de los conocimientos sobre la salud mental de los
adolecentes y jóvenes.