Autor(es):
Guerreiro, Tiago Alexandre Lourenço
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2523
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Inteligência emocional; Gestão de recursos humanos; Desempenho individual; Emotional intelligence; Human resource management; Individual performance
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, apresentada ao ISPA- Instituto Universitário O presente estudo tem como objetivo continuar a linha de investigação de muitos autores
que tentaram descortinar a relação das Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) com o
Desempenho (DI) (e.g. Paauwe & Boselie, 2005; Boxall & Purcell, 2003), ao mesmo tempo que
tenta perceber o impacto da Inteligência Emocional (IE) nesta relação. Adicionalmente, por
questões exploratórias, pretendemos perceber o impacto das Práticas de Gestão de RH na
Inteligência Emocional, e, por questões confirmatórias, procuramos compreender o impacto do
Inteligência Emocional no Desempenho Individual. A nossa amostra consiste em 254 colaboradores
do departamento comercial de uma instituição do sector bancário. Os resultados demonstram que,
apesar de não se ter verificado o efeito moderador da IE na relação entre as PGRH e o DI, foram
identificadas várias relações entre estas três variáveis. As PGRH mostraram ter um efeito positivo e
estatisticamente significativo no DI, onde a Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras,
Comunicação Interna e a Formação foram as Práticas com maior impacto. As PGRH também têm o
mesmo efeito na IE, embora apenas a Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras e a
Comunicação Interna são as dimensões que a afetam. Por último, também se verificou um efeito
positivo e estatisticamente significativo da IE no DI, sendo que este é maioritariamente afetado pelo
Autocontrolo perante as Críticas, o Auto Encorajamento (uso das emoções) e pela Compreensão das
Próprias Emoções. Para além dos resultados serem discutidos à luz da literatura já existente sobre os
temas em análise, serão apresentadas as implicações práticas da investigação, as limitações
encontradas e recomendações para futuros estudos. ABSTRACT: The present study aims to continue the line of research of many authors who have tried to
uncover the relationship between the Human Resource Management Practices with Individual
Performance (e.g. Paauwe & Boselie, 2005; Boxall & Purcell, 2003), while trying to realize the
impact of Emotional Intelligence in this relationship. Additionally, for exploratory questions, we
want to investigate the impact of HR Management Practices in Emotional Intelligence, and, for
confirmatory questions, try to understand the impact of Emotional Intelligence in Individual
Performance. Our sample consists of 254 employees of the commercial department of a banking
institution. The results demonstrate that, despite not having verified the moderating effect of EI on
the relationship between the HRMP and IP, we identified several relationships between these three
variables. HRMP appears to have a positive and statistically significant effect on IP, where the
Performance Evaluation and Careers Management, Internal Communication and Training Practices
had the greater impact. HRMP also have the same effect in IE, although this time Performance
Evaluation and Careers Management and Internal Communication are the dimensions that affect it.
Finally, it was also found a positive and statistically significant effect of IP on EI, and this is mostly
affected by Self-control before Critiques, Self Encouragement (use of emotions), and
Understanding One’s Own Emotions. The results are discussed in light of existing literature on the
subjects under consideration, and the practical implications of the research, the limitations
encountered and recommendations for future studies will be presented.