Autor(es):
Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
; Marques, Maria Emília
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/237
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Adolescência; Complementar; Diferente; Relação eu-outro; Igual; Rorschach; Adolescence; Complementary; Different; Rorschach; Relation self-other; Equal
Descrição
No presente trabalho as autoras procuram constituir
o Outro como um organizador do processo de
desenvolvimento adolescente. Através da articulação
entre as concepções sobre a adolescência e as noções
de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível
constituir três dimensões do Outro durante o processo
de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e
o complementar.
Como método de acesso ao sujeito psicológico foi
utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola
Francesa, com os parâmetros Representação de Si e
Representação das Relações e, por outro lado, no
modelo transformacional que privilegia a relação de
comunicação, de simbolização, de criação e de expansão.
Foram analisados protocolos de adolescentes com
13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível
observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu
e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the
Other as an organizer of the development process in
the adolescence. Using the connection between the
conceptions concerned to adolescence and notions of
the subject and object, Self-Other, it was possible to
constitute three dimensions along the development
process of the adolescent: the Equal, the Different and
the Complementary.
Rorschach was used as an instrument to access the
psychological subject, inserted in the French School,
with the parameters, Self Representation and Relation
Representation, and secondly, the transformational
model that privileges the communication relation, the
symbolization, the creation and the expansion.
Protocols were obtained from adolescents from 13 to
17 years old, of both genders, in the aim to observe the
development between the Self and the Other(s) in this
period of development.