Detalhes do Documento

A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferen...

Autor(es): Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da cv logo 1 ; Marques, Maria Emília cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/237

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Adolescência; Complementar; Diferente; Relação eu-outro; Igual; Rorschach; Adolescence; Complementary; Different; Rorschach; Relation self-other; Equal


Descrição
No presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia