Document details

Satisfação de utentes de psicologia clínica ou psicoterapia e bem-estar subjeti...

Author(s): Miranda, Luísa Margarida Mendes de Figueiredo cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2300

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Avaliação; Satisfação; Utentes; Psicologia; Psicoterapia; Assessment; Satisfaction; Users; Psychology and psychotherapy


Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica No sentido de contribuir para o desenvolvimento da investigação na área da avaliação da Psicologia Clínica e Psicoterapia em Portugal, o presente estudo construiu e iniciou a validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos utentes, clientes e pacientes de Psicologia ou Psicoterapia (ASPP), assente num modelo tridimensional de avaliação da qualidade do serviço prestado em cuidados de saúde. Pretendeu também estudar: i) o nível de satisfação com a qualidade dos serviços de Psicologia Clínica e Psicoterapia, e a sua correlação com sintomas psicopatológicos e de funcionamento, e ii) a perceção que a população não clínica ou que nunca foi utente destes serviços têm das necessidades em recorrer a estes mesmos serviços. Analisou-se a validade e fidelidade do instrumento criado, bem como a associação e influências entre variáveis sócio-demográficas e de consulta, e encontraram-se correlações entre satisfação pelo ASPP, e sintomas e funcionamento pelo CORE-OM. Os resultados justificam a pertinência do potencial de desenvolvimento do instrumento (ASPP) para: i) avaliar o nível de satisfação dos utentes com a qualidade do serviço de Psicologia ou Psicoterapia; ii) avaliar o desempenho do clínico para melhoria da qualidade do próprio serviço; e iii) divulgar os resultados por interesse científico. ------- ABSTRACT ------ In order to contribute to the development of research in the evaluation field of Clinical Psychology and Psychotherapy in Portugal, the present study built and started the validation of an instrument whose aim is to assess the level of satisfaction of Psychology and Psychotherapy users, clients and patients (ASPP). This evaluation instrument was based on a three dimensional model of evaluation regarding the quality of services delivered in Health care. The current study also aimed at studying i) the level of satisfaction with the quality of the Psychology and Psychotherapy services and their correlation with psychopathological and functioning symptoms; ii) the perception of the people who have never used these services of the need to resort to them. The validity and fidelity of the evaluation instrument was tested as well as the association and influences between the socio-demographic variables and the consultation, and it was possible to find correlations between satisfaction with ASPP and symptoms and functioning by CORE-OM. The results justify the relevance of the potential of the ASPP instrument to: i) assess the users’ level of satisfaction with the quality of the Psychology and Psychotherapy services; ii) assess the professional’s performance for the improvement of service quality; and iii) to disclose the results of scientific interest.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU