Autor(es):
Ventura, Teresa Riscado Duarte Gregório
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2250
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Gaguez; Infância; Ritmo; Dinâmica relacional; Separação-individuação; Stuttering; Childhood; Rhythm; Relational dynamics; Separation-individuation
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Encarando a gaguez como uma perturbação da interlocução, mais do que da elocução,
pretende-se neste estudo investigar a dinâmica relacional gerada entre a criança que gagueja e
a sua família, principalmente a mãe, no sentido de explorar a correlação entre as dinâmicas
familiares e o ritmo da fala dessa criança. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e
exploratório, em que o sujeito é um menino de sete anos com gaguez, seguido em terapia da
fala. Os dados para investigação foram recolhidos em contexto habitacional. Os instrumentos
a que se recorreu foram: a entrevista semi-estruturada com os pais, para recolha anamnésica; a
entrevista R (Stern e outros, 1989) com a mãe, destinada a avaliar as representações mentais
maternas; o FRT (Bene & Anthony, 1985), dirigido à criança para aceder à forma como esta
se relaciona emocionalmente com os elementos da família; as três provas de ritmo de Mira
Stambak, também aplicadas à criança com vista a conhecer alguns aspectos da sua
organização temporal, nomeadamente o seu ritmo espontâneo. Os resultados obtidos sugerem,
como esperado, alguma perturbação nos ritmos individuais da criança e no seu processo de
separação-individuação, assim como uma possível falha na própria construção identitária.
Os dados apontam, assim, para uma correlação entre as dinâmicas familiares e o ritmo de fala
da criança que gagueja. ------ ABSTRACT ------- Facing stuttering as a disorder of dialogue rather than utterance, this study investigates the
relational dynamics between a child who stutters and his family, in particular his mother,
aiming to find a possible correlation between the family dynamics and the child speech’s
rhythm. This work is a qualitative and exploratory case study, in which the subject is a
stammering seven years old boy, attending speech therapy. The data for this research was
collected in the child home enviroment. The analisis instruments used were: a semi-structured
interview with the parents, for the anamnesis; interview R (Stern and others, 1989) with the
mother, to assess the maternal representation, the FRT (Bene & Anthony, 1985 ) applied to
the child to assess how he relates emotionally with the other elements of the family, the three
Mira Stambak’s rhythm tests, also applied to the child in order to evaluate some aspects of his
temporal organization, namely spontaneous rhythm. The results suggest, as expected, some
disturbance in the child's individual rhythm and separation-individuation process, as well as a
possible failure in his identity construction. The data suggests a correlation between family
dynamics and rhythm of speech in the stuttering child.