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Predição de performance em psicologia aeronáutica: Validação de uma bateria de ...

Autor(es): Ribeiro, Rui Bártolo cv logo 1

Data: 1992

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1911

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário


Descrição
Submeteram-se os testes de aptidão da bateria actualmente (1991) em uso, pelo Centro Psicotécnico da Força Aérea, para a selecção dos candidatos ao curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), a um estudo cruzado de validade de predição. Utilizaram-se dois critérios: o resultado fiial no Estágio de Adaptação ao Voo @AV) em termos de Sucesso/Insucesso e o nível estimado de Performance em voo. O estudo foi desenvolvido longitudinalmente, utilizando uma amostra de 28 sujeitos no primeiro estudo, e 23 no segundo. As amostras consideradas resultam de uma população de 454 candidatos que foram convocados para prestar provas psicológicas. Os testes utilizados revelaram-se melhores preditores da per$ortnance em voo, do que em relação ao critério de aptidãoíinaptidão no EAV. O teste de aptidão espacial obteve o coeficiente de validade mais elevado. Das provas psicomotoras, a coordenação motora apresentou os melhores multados. Este estudo suporta as conclusões de estudos anteriores realizados com amostras idênticas. Investigações futuras são necessárias para a validação dos preditores em uso com outros critérios, como sejam o sucesso na AFA e o resultado no curso de pilotagem. ------- ABSTRACT ------- The study of predictive validation of current tests in use by Psychological Center of Portuguese Air Force, which is responsible for pilot selection, is the aim of this paper. The pilot selection process is composed of 3 phases: Psychological, Medical and Flight evaluation. mo studies were developed with different criteria. In the fiit was made the anaiysis of variance between pass and fail group in the flight screening. In the other one the means and correlation coefficients with the estimated leve1 of flight performance for the successful group of applicants w e d~cu lated. These two criteria were derived from the screening flight phase. At this phase each applicant had done 10 flights. With the criterion pasdfail, only the numeric reasoning test differentiates the two groups. With the flight performance criterion, the spatial ability test correlates significantly as also the motor coordination from psychomotor battery. This study supports other reports done with identical samples in military pilot selection. Future research efforts, utilizing other criteria like the flight training, instead of flight screening, and success on academics must be done.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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