Author(s):
Patrão, Ivone Alexandra Martins
; Rita, Joana Santos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1617
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Práticas educativas; Professores; Bem-estar profissional
Description
A pesquisa com base na evidência alerta para a importância de práticas educativas
efectivas na gestão da relação com os alunos e os pais. A gestão do comportamento do aluno não
começa na sala de aula, implicando um conjunto de práticas que se relacionam com o
empowerment do aluno no seu percurso académico e com o aumento do bem-estar e do sucesso
profissional nos professores (Hart, 2010; Simonsen, Fairbanks, Briesch, Myers & Sugai, 2008).
Actualmente, num contexto de mudança no sistema educativo, discute-se um modelo de prática
educativa emergente. Não obstante, nem sempre a formação dos professores acompanha todas
estas mudanças e exigências (Del Carlo, Hinkhouse & Isbell, 2010; Recalde, 2009). Neste sentido,
alguns estudos demonstram que o bem-estar docente pode ser um factor de influência no sucesso
das aprendizagens e gestão dos comportamentos dos alunos (Carlotto, 2002; Jesus, 2005; Rita,
Patrão & Sampaio, 2010; Picado & Pinto, 2011). O presente estudo teve como objectivo avaliar a
relação entre as práticas educativas e o bem-estar profissional de 513 professores portugueses dos
vários níveis de ensino básico e secundário. Foram utilizados o QPPE (questionário de percepção
de praticas educativas, Rita & Patrão, 2010) e o CBP-R (questionário burnout professores revisto,
Patrão & Rita, 2012). Os resultados indicam que os professores com práticas educativas
facilitadoras são aqueles que sentem menos preocupações profissionais, maior reconhecimento
pelo papel que desempenham e condições adequadas para a aprendizagem. Existem também
algumas diferenças de acordo com os níveis de ensino e género.