Autor(es):
Rita, Joana Santos
; Patrão, Ivone Alexandra Martins
; Sampaio, Daniel
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1531
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Burnout; Stress profissional; Ajustamento emocional; Professores
Descrição
Na actualidade, as questões ligadas ao papel do professor, desde a avaliação
do desempenho profissional até à utilização de estratégias eficazes face às
mudanças no contexto educativo, são consideradas de extrema importância
para o seu bem-estar.
Várias investigações nacionais (Capelo, Pocinho, Jesus, 2009; Gomes, Silva,
Mourisco, Silva, Mota & Montenegro, 2006; Pinto, Lima & Silva, 2003;
Quirino, 2007) e internacionais (Friedman, 2000; Kokkinos, 2007; Moreno-
Jiménez, Garrosa-Hernández, Gálvez, González & Benevides-Pereira, 2002;
Moreno-Jiménez, Fernández, Benadero & Garrosa-Hernández, 2005; Pozo-
Munoz, Salvador-Ferrer, Alonso-Morillejo & Martos-Mendes, 2008;
Sabanci, 2009) reportam a presença de níveis de burnout, stress, depressão e
ansiedade nos professores dos diferentes graus de ensino. Para avaliar estes
constructos utilizou-se o CBP-R (Moreno Jiménez, Garrosa-Hernández &
Gutiérrez, 2000) e a DAS (Ribeiro, Honrado & Leal, 2004) numa amostra de
professores portugueses.Os resultados alertam para a importância da
identificação de factores associados aos elevados níveis de burnout, stress,
depressão e ansiedade em professores.