Document details

Burnout, stress profissional e ajustamento emocional em professores portugueses...

Author(s): Rita, Joana Santos cv logo 1 ; Patrão, Ivone Alexandra Martins cv logo 2 ; Sampaio, Daniel cv logo 3

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1531

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Burnout; Stress profissional; Ajustamento emocional; Professores


Description
Na actualidade, as questões ligadas ao papel do professor, desde a avaliação do desempenho profissional até à utilização de estratégias eficazes face às mudanças no contexto educativo, são consideradas de extrema importância para o seu bem-estar. Várias investigações nacionais (Capelo, Pocinho, Jesus, 2009; Gomes, Silva, Mourisco, Silva, Mota & Montenegro, 2006; Pinto, Lima & Silva, 2003; Quirino, 2007) e internacionais (Friedman, 2000; Kokkinos, 2007; Moreno- Jiménez, Garrosa-Hernández, Gálvez, González & Benevides-Pereira, 2002; Moreno-Jiménez, Fernández, Benadero & Garrosa-Hernández, 2005; Pozo- Munoz, Salvador-Ferrer, Alonso-Morillejo & Martos-Mendes, 2008; Sabanci, 2009) reportam a presença de níveis de burnout, stress, depressão e ansiedade nos professores dos diferentes graus de ensino. Para avaliar estes constructos utilizou-se o CBP-R (Moreno Jiménez, Garrosa-Hernández & Gutiérrez, 2000) e a DAS (Ribeiro, Honrado & Leal, 2004) numa amostra de professores portugueses.Os resultados alertam para a importância da identificação de factores associados aos elevados níveis de burnout, stress, depressão e ansiedade em professores.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU