Autor(es):
Sampaio, Daniel
; Oliveira, Abílio
; Vinagre, Maria da Graça
; Pereira, Maria Gouveia
; Santos, Nazaré
; Ordaz, Olga
Data: 2000
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1267
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Suicídio; Representações sociais; Adolescentes; Suicide; Social representations; Adolescents
Descrição
Dada a importância que os comportamentos suicidários
assumem nos adolescentes, torna-se pertinente a
análise dos sentidos associados ao suicídio no campo
particular da sua construção social. Várias investigações
evidenciam que, o modo como as pessoas constróem
explicações para os acontecimentos, não só se
baseia nas crenças e experiências dos seus grupos de
pertença, como determina comportamentos.
Neste primeiro artigo, integrado numa investigação
mais ampla sobre as representações sociais do suicídio
em adolescentes, analisa-se o tipo de explicações que
os jovens dão para este fenómeno, em função do sexo,
idade, ano de escolaridade, região e ideação suicida.
Participaram no estudo 822 adolescentes, entre os
15 e os 23 anos, estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos de
escolas secundárias de Évora, Guimarães, Lisboa e
Santarém.
Os resultados sugerem que estamos perante uma
representação hegemónica das explicações do suicídio.
Esta varia com o sexo, a idade e o ano de escolaridade,
assim como com a região onde os jovens estudam e,
também, com o facto de terem tido ou não ideação
suicida.
Tendo em conta a necessidade de responder adequadamente
a tal diversidade, estes resultados assumem
particular relevância no planeamento de estratégias
preventivas. ------ ABSTRACT ------ Given the importance of suicidal behavior in adolescents
are concerned, the analysis of the meanings
associated with suicide in the specific area of their social
construction becomes a pertinent task. Various research
projects underline the fact that the way people
construct explanations for events is not merely based
on beliefs and experiences of their origin groups, it also
shapes behavior.
In this first article, integrated in a wider research on
adolescent social representations of suicide, the type of
explanations that young people find for this phenomenon
are analyzed, taking into account gender, age
group, level of schooling, region, and suicide ideation.
822 adolescents have participated in this project,
ages ranging from 15 to 23 years old, enrolled in the
10th, 11th, and 12th grades, belonging to Évora, Guimarães,
Lisboa and Santarém public schools.
The results suggest that we aren’t facing a hegemonic
representation of suicide explanations. Such representation
varies according to age, gender and level of
schooling, as well as according to the region where
these young people study, and also to the occurrence or
lack of occurrence of suicide ideas.
Taking into account the need for an adequate response
to such diversity, these results take on particular
relevance when preventing strategies are being planned.