Autor(es):
Algarvio, Susana
; Leal, Isabel Pereira
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1057
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Escala de avaliação; Parentalidade; Preocupações parentais; Parental concerns; Parenthood; Scale of evaluation
Descrição
Pretende-se, com este estudo, discriminar áreas de preocupação parental,
tendo por hipótese inicial de que os pais se preocupam, por um lado, com dificuldades
sentidas nos filhos, reveladoras de problemáticas no desenvolvimento psico-afectivo e
cognitivo das crianças e, por outro, com dificuldades várias associadas à função ou ao
exercício da parentalidade.
Com este objectivo, temos vindo a desenvolver um instrumento de avaliação das
preocupações parentais, tornando-se, agora, fundamental verificar a sua validade
psicométrica. De um questionário inicial, apresentamos os resultados obtidos a partir
de uma amostra de 302 pais de crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 12
anos, que foram submetidos a análise factorial, visando a construção de uma escala de
avaliação.
Os coeficientes de validade interna encontrados mostram-se fidedignos, por um lado,
da validade global da Escala, por outro, das 5 sub-escalas encontradas. Estas 5
sub-escalas são: Problemas Familiares e Preocupações Escolares, Desenvolvimento
Infantil, Preparação, Medos e Comportamentos Negativos. ------ ABSTRACT ------ In order to discriminate areas of parental concern we started from the
hypothesis that parents are concerned, on the one hand, with children’s developmental
and emotional issues, and on the other hand, with problems related to parenthood
exercise or function.
We have had been developing an instrument of evaluation to accomplish this purpose.
Now, we present the results of a questionnaire presented to 302 participants, parents
of children between 0 and 12 years old that were submitted to factorial analysis for
the construction of a scale, in order to validate its psychometric properties..
The results obtained show valid coefficients of internal validity for the total scale
itself and for the 5 different sub-scales that were found. These 5 sub-scales consist of
Family and School Problems, Child Development, Death and Moving, Fears and
Negative Behaviours.