Autor(es):
Valente, Maria de Fátima
Data: 2002
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1008
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Psicologia educacional; Aprendizagem; Escrita; Métodos de leitura; Ensino; Metalinguística; Instrumentos; Educação pré-escolar; Educational psychology; Learning; Reading; Teaching methods; Teaching; Metalinguistic; Preschool education
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional Este trabalho procura contribuir para o estudo das dimensões - linguística e estratégica - implicadas na aquisição da leitura em português, ao longo do 1o ano de escolaridade. Nesse sentido:
- na dimensão linguística, investigámos as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas (consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento do nome das letras) e a aquisição da leitura em português, com métodos de ensino diferentes, ao longo do 1o ano de escolaridade.
- na dimensão estratégica, analisámos a influência de factores extrínsecos (métodos de ensino) e de factores intrínsecos (eficácia na leitura) na evolução das estratégias de leitura de palavras isoladas.
Trabalhámos com duas turmas de crianças do 1o ano de escolaridade, alfabetizadas através de métodos de ensino diferentes, (método analítico sintético/método fonémico e o método das 28 palavras/método silábico).
Foi um estudo exploratório e longitudinal. Recolhemos os dados em três momentos (de Dezembro a Janeiro, de Março a Abril, em Junho). Nos vários momentos, os sujeitos realizaram cinco provas fonológicas, uma prova de conhecimento do nome das letras e uma prova de leitura de palavras isoladas. Em Junho, efectuaram mais uma prova de compreensão da leitura.
Verificámos que, ao longo do 1o ano de escolaridade, o padrão de desenvolvimento do conhecimento do nome das letras diferencia-se em função do método de ensino, mas o mesmo não acontece com as competências fonológicas.
Por outro lado, o método silábico promove mais o desenvolvimento das competências fonológicas - consciência silábica e consciência fonémica - e o desenvolvimento do conhecimento do nome de letras não é influenciado diferentemente pelos dois métodos.
Observámos que as três competências metalinguísticas relacionam-se fortemente com a realização de tarefas de leitura de palavras isoladas, do início ao fim do ano e nos dois métodos de ensino.
O conjunto de dados relativos à dimensão linguística da leitura apoia a ideia de que, ao longo do ano lectivo, o acesso a um nível de competência mais elevado requer também um maior desenvolvimento das competências fonológicas e são sempre necessárias, tanto a consciência fonémica como a consciência silábica.
Os dados sugerem que, ao longo do ano, o método silábico evita o acentuar das diferenças individuais na consciência fonémica e na consciência silábica, enquanto que o método fonémico acentua essas diferenças.
Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os resultados parecem indicar que é um instrumento que serve para aprofundar a natureza das relações entre grafemas e fonemas durante todo o processo de aprendizagem da leitura no 1o ano.
Verificámos que os métodos de ensino apenas influenciaram diferentemente o uso de estratégias de leitura na primeira etapa da aprendizagem.
Por outro lado, os dados nos dois métodos reforçam os resultados de estudos que mostram que o grau de transparência da ortografia da língua influencia a aquisição de estratégias de leitura
Encontrámos diferenças significativas nos perfis de estratégias utilizados pelos dois subgrupos de leitores (mais eficazes e menos eficazes), ao longo do 1o ano de escolaridade.