Document details

Experiências Dissociativas e Saudades de Casa em Estudantes do Ensino Superior

Author(s): Matreno, Joana Cabeleira cv logo 1

Date: 2010

Origin: Repositório Aberto do Instituto Superior Miguel Torga

Subject(s): Experiências Dissociativas, Saudades de Casa, Estudantes Universitários


Description
Esta investigação pretendeu averiguar se as saudades de casa em estudantes do ensino superior se relacionam com experiências dissociativas. Utilizando uma amostragem de conveniência foram inquiridos 102 estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. A amostra foi dividida em subamostras: estudantes naturais de Coimbra (n = 35) e estudantes de fora de Coimbra (n = 67). Na recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico criado para o efeito, a Dissociative Experiences Scale (DES) e o Homesickness Questionaire (HQ). Para controlar os sintomas depressivos e psicopatológicos aplicámos o Beck Depression Inventory (BDI) e o Brief Symptom Inventory (BSI). Os estudantes do ensino superior inquiridos apresentam médias superiores às dos estudos portugueses da dissociação e das saudades de casa. Apenas se verificam diferenças siginificativas entre as subamostras nas saudades de casa. Não observámos relação entre as experiências dissociativas e as saudades de casa. Contudo, estas variáveis relacionam-se com o BDI e com o BSI. Por fim, verificámos que os sintomas de hostilidade e depressão predizem a dissociação. O nosso estudo é o primeiro a investigar as experiências dissociativas e as saudades de casa em estudantes do ensino superior e obter estes resultados. A nossa amostra não foi equilibrada no género nem nas subamostras, pelo que os nossos resultados deveriam ser confirmados num estudo futuro.
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU