Autor(es):
Silva, Ana Claudia Ascenção e
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7822
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Comunicação; Social media; Redes sociais; Organizações Não Governamentais; Facebook; Communication; Social media; Non-Governmental Organization
Descrição
Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades locais, e Desafios mundiais O presente estudo foi realizado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre
em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais. A investigação foca-se na
forma como quatro grandes organizações não governamentais internacionais se posicionam na
rede socialFacebook.
As quatro organizações estudadas foram escolhidas com base no seu alcance internacional,
reconhecimento a nível global e independência financeira, politica e religiosa. A sua actuação
tem lugar em diferentes campos de acção: direitos humanos (Amnistia Internacional),
ambiente (Greenpeace), saúde (Médicos Sem Fronteiros) e desenvolvimento (Oxfam).
A investigação foi baseada na análise qualitativa das Páginas Facebook das organizações e em
inquéritos por e-mail a responsáveis de comunicação dentro das organizações estudadas. Estas
análises tornaram possível determinar, por um lado, se estas organizações não governamentais
transportam as suas ideologias para o Facebook; e, por outro lado, quais são os objectivos
comunicacionais das organizações em relação ao Facebook e se estes objectivos estão a ser
atingidos. This study was conducted as a partial fulfilment of requirements for the degree of Master in
Development, Local Diversities and Global Challenges. The thematic on focus relates to the
way four major international non-governmental organizations position themselves on the
social networking site, Facebook.
The four organizations studied were chosen due to their international outreach, worldwide
recognition and financial, political and religious independence. All the organizations represent
four different sectors of action: human rights (Amnesty International), environment
(Greenpeace), health (Médecins Sans Frontières) and development (Oxfam).
The investigation was based on the qualitative analysis of the organizations’ Facebook Pages
and e-mail inquiries to communications staff on the organizations. These exercises have made
possible to determine, on one hand, whether the non-governmental organizations transport
their ideologies to Facebook; and, on the other hand, which are the organization’s goals for
their Facebook presence and if they are being achieved.