Detalhes do Documento

Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públic...

Autor(es): Matias, João Demony D’Eça Lourenço cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7757

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Liderança; Escola; Cultura; Gestão; Leadership; School; Culture; Management


Descrição
Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Administração Escolar, ramo Direcção e Gestão Escolar O estudo em causa prende-se com a liderança exercida em quatro escolas portuguesas, duas públicas e duas privadas. A liderança é tida como uma peça chave no funcionamento de uma organização, na qual estão presentes relações de poder e autoridade, bem como inúmeros canais de comunicação entre as diversas estruturas da organização. Por outro lado, os diferentes perfis de liderança que podem ser detectados estão muito associados à cultura da organização. No âmbito deste projecto, foram aplicados questionários a três grupos distintos, professores, assistentes operacionais e funcionários administrativos, das quatro escolas, no sentido de caracterizar as mesmas escolas quanto à sua cultura predominante e quanto aos papeis de liderança assumidos pelo seu ou pelos seus líderes. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças entre escolas públicas e privadas e ainda entre os diferentes grupos de inquiridos, nomeadamente na maior presença de preocupação com os recursos nas escolas privadas, na existência de lideranças mais hierarquizadas e estruturadas nas escolas públicas e, ainda, no facto dos assistentes operacionais e os professores percepcionam a liderança de um modo diferente. This study relates to the administered leadership in four Portuguese schools, two of them are public schools and the other two are private schools. Leadership is taken as an essential key in a organization well-functioning, in which there are power and authority relations between several organizational structures. Related to this project, questionnaires were applied to three different groups, teachers, operational assistants and administrative employees, from the four schools, so it could be possible to characterize schools in terms of its culture and leadership roles assumed by their leaders. Results reveal some differences between public and private schools and between different inquired groups. It was shown more concern about resources in private schools, a hierarchical and structured leadership in public schools and in the fact that operational assistants and administrative employees see leadership differently from teachers.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martinez, Luís Fructuoso
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia