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O contributo do ensino da Geografia para o processo de alfabetização em Moçambi...

Autor(es): Martins, Carlos Manuel Vicente cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7730

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Geografia; Cidadania; Alfabetização; Moçambique


Descrição
Partindo do princípio que existe uma relação intrínseca entre a ciência geográfica e o seu ensino, e que toda a disciplina tem por finalidade tornar o mundo inteligível (SCHOUMAKER, 1999: 42), logo, com o ensino da Geografia se atinge essa finalidade. Neste quadro, Lacoste chega à conclusão que o mundo é ininteligível para quem não tem um mínimo de conhecimentos geográficos (LACOSTE, 1997: 254). Concebendo o ensino da Geografia como um processo de alfabetização, Douglas Santos encara o professor de Geografia como um alfabetizador, no sentido mais amplo que tal expressão possa ter (SANTOS, 1996: 42) e num país como Moçambique (em desenvolvimento) este processo ainda se torna mais útil e fundamental.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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