Autor(es):
Geraldes, Henrique Manuel Luzia
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7474
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Agressão; Contágio emocional; Género; Emoções; Psicopatia; Aggression; Emotional contagion; Gender; Psychopathy; Emotions
Descrição
Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores / American Psychological Association (PsychINFO Classification categories and Codes):
2360 Motivation & Emotion
3210 Psychological Disorders Este estudo pretende perceber em que medida as pistas emocionais transmitidas pelos outros numa interação diádica afetam as emoções e o comportamento interpessoal. Nesse sentido considerou-se como objetivo principal, perceber em que medida é que as emoções expressas por um alvo afetam as respostas agressivas e as emoções sentidas pelo indivíduo, durante uma tarefa competitiva, em condições de provocação e não provocação. Foi ainda considerada a possível moderação do género e da psicopatia (Escala de Psicopatia de Levenson). Os participantes (N = 236) foram distribuídos aleatoriamente para uma das quatro condições de pistas emocionais mencionadas, enquanto realizam uma tarefa competitiva de tempo de resposta com um presumível adversário. O desenho 4 (Grupo experimental) X 2 (Provocação) X 2 (Sexo) X 2 (Psicopatia Primária) mostrou efeitos principais significativos da provocação, da psicopatia, do sexo, um efeito marginal do Grupo, e a interação entre Grupo e Psicopatia, destacando a importância das pistas diferenciadoras de emoções na comunicação social e relacionamento interpessoal. Os resultados foram analisados no âmbito de algumas abordagens teóricas principais (Modelo Geral de Agressão, de Anderson e Bushman, 2002; e teoria das Emoções como Informação Social, van Kleef, 2009). This study aims to understand the extent to which emotional clues transmitted by the others in a dyadic interaction affect emotions and interpersonal behavior. In this sense, it was considered as main goal: to realize the extent to which the emotions expressed by a target affect aggressive responses and emotions experienced by the individual during a competitive task, in environments of provocation and no provocation. It was also considered the possible moderation of gender and psychopathy (Levenson's Psychopathy Scale). Participants (N = 236) were randomly assigned to one of four conditions of emotional cues mentioned, while performing a competitive response time task with a presumed opponent. Drawing 4 ( experimental group ) X 2 ( Teaser ) X 2 ( Gender ) X 2 ( Primary Psychopathy ) showed significant main effects of provocation, psychopathy, sex, a marginal effect of group and the interaction between group and Psychopathy, highlighting the importance of differentiating emotions clues in social communication and interpersonal relationships . The results were analyzed in the context of some major theoretical approaches (General Aggression Model, Anderson and Bushman, 2002 and Theory of Emotions as Social Information, van Kleef, 2009).