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A perceção da responsabilidade social

Autor(es): Martins, Rita de Brito cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7400

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Responsabilidade social; Desenvolvimento sustentável; Perceção; ISO 26000; Social responsibility; Sustainable development; Perception


Descrição
Mestrado em Economia Social e Solidária O conceito de Responsabilidade Social é vasto, ambíguo e não reúne consenso entre os indivíduos. Depois de efetuada uma revisão de literatura sobre a evolução do conceito de Responsabilidade Social, das diferentes abordagens que têm vindo a ser delineadas e do alinhamento desse conceito com outros, como o Desenvolvimento Sustentável, permanece a questão: qual a perceção que os indivíduos detém sobre a Responsabilidade Social? Através da técnica do focus group, procurou-se aferir a perceção de um grupo de indivíduos. Uma investigação que levou a concluir que a multiplicidade de abordagens, modelos e teorias têm contribuído para aumentar o ruído em torno deste conceito. A Responsabilidade Social não é ainda compreendida como um todo pertencente não apenas às empresas, revelando-se necessário que as preocupações neste âmbito compreendam soluções mais integradas por parte das organizações e uma maior divulgação da definição do conceito, de modo a alinhar o discurso sobre o tema e, acima de tudo, a elevar a Responsabilidade Social ao estatuto de melhor ferramenta para responder aos desafios das sociedades contemporâneas. The concept of Social Responsibility is vast, ambiguous and does not reach consensus among individuals. After reviewing the literature about the evolution of this concept, establishing the different approaches that have been outlined and the alignment of this concept with other ones, such as Sustainable Development, there is still one thing we don’t know: Social Responsibility’s perception. Using the focus group technique, efforts were made in order to assess the perception of a group of individuals. This investigation led to conclude that the multiplicity of approaches, models and theories have helped to increase the noise around this concept. Social Responsibility is still not perceived as a whole system that belongs not only to companies – a fact that reveals that it is central to develop integrated solutions for these concerns and to provide a wider dissemination of the definition, in order to standardize this notion and, above all, to raise the status of Social Responsibility as the best tool to meet the challenges of contemporary societies.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Amaro, Rogério Roque
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