Detalhes do Documento

Projeto de um serviço de orientação e encaminhamento para a aprendizagem ao lon...

Autor(es): Castro, Ana Filipa Guerra de Morais e cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7368

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Aprendizagem ao longo da vida; Sociedade do conhecimento; Desigualdades sociais; Competências chave; Iniciativa Novas Oportunidades; Orientação e encaminhamento para a aprendizagem ao longo da vida; Trabalho de projeto; Lifelong learning; Knowledge society; Social inequalities; Key competencies; The New Opportunities Initiative; Orientation and guidance for lifelong learning; Project work


Descrição
Trabalho de Projeto submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação e Sociedade O presente Trabalho de Projeto, pretende ser uma proposta, devidamente justificada, de constituição de um serviço de orientação e de encaminhamento para a aprendizagem ao longo da vida que apoie os adultos portugueses possuidores de menores qualificações no sentido da prossecução de um percurso formativo e qualificante. Através da metodologia de projeto, ambiciona-se desenhar um serviço que permita adequar o encaminhamento para processos educativos e formativos às necessidades dos adultos, sobretudo direcionado para a expansão das suas reais potencialidades. A estratégia que fundamenta este projeto apoia-se, assim, na convicção de que a realização de parcerias e a mobilização da população adulta para a importância da aprendizagem ao longo da vida é essencial para todos os intervenientes, tentando dar um passo importante para o planeamento do que deve ser feito como evolução dos Centros Novas Oportunidades e colmatando uma necessidade que se sentiu no terreno e que foi também identificada nos estudos realizados acerca das dinâmicas de funcionamento desses centros. This Project Work is intended as a proposal, appropriately justified, for the establishment of a guidance and orientation service for lifelong learning aimed at supporting the Portuguese adults with low qualification to pursue a training course and become certified. The project methodology should enable designing a service that allows the harmonization of educational and training guidance with the needs of adults, especially focussed on the expansion of their true potentials. The strategy underlying this project is based on the conviction that the establishment of partnerships and awareness creation among adults about of the importance of lifelong learning is essential for all stakeholders, thus trying to provide an important step forward for the planning of what needs to be done for the evolution of the New Opportunities Centres and filling a need felt in the fieldwork and identified in studies about the dynamics of functioning of these centres.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ávila, Patrícia Durães; Gomes, Maria do Carmo Matos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia