Author(s):
Coelho, Bernardo
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/724
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Relação de género; Masculinidade; Feminilidade; Família; Recomposição
Description
Johnny Guitar (filme de Nicholas Ray, 1954) permite criar um imaginário comum e contextualizador, funcionando como metáfora analítica para as transformações hesitantes das relações sociais de género e recomposições incertas da masculinidade que têm lugar no plateau da família. Apesar da popularidade de valores modernistas legitimadores da igualdade, da liberdade de escolha, que desconstroem ideias tradicionais da feminilidade e da masculinidade hegemónica, estes movimentos não anulam uma força social de uma outra ordem de género estruturada na desigualdade, coexistindo dois tempos: o da transformação e o da continuidade. O que nos interessa aqui é analisar o que se esconde nesta incerteza que acompanha a emergência de novos sentidos da masculinidade, da feminilidade e da família. Área cinzenta do quotidiano ocupada por processos negociais e de recomposição das relações de género, do lugar do homem na família e, de forma mais particular, pelas reconfigurações no que significa ser-se homem e mulher. The film 'Johnny Guitar' (Nicholas Ray, 1954) allows us to create a common, contextualising set of images, operating as an analytical metaphor for hesitant changes in the gender social relations and uncertain recompositions of masculinity that occur on the family plateau. In spite of the popularity of modernist values justifying equality and freedom of choice, which deconstruct traditional ideas of femininity and hegemonic masculinity, these movements do not cancel out the social force of another order of gender structured on inequality; two times coexist: that of change and that of continuity. What interests us here is to analyse what is hidden in the uncertainty accompanying the emergence of new meanings for masculinity, femininity and family. A grey area in daily life, occupied by processes of negotiation and recomposition of gender relations and the man's place in the family and in a more particular way, the reconfigurations of what it means to be a man and a woman.