Autor(es):
Jaime, Ana Luísa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7222
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Coaching; Competências; Mudança; Impacto; Skills; Change; Impact
Descrição
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos/ JEL: M1, M12 O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do programa de coaching
dos CTT a nível individual e a nível empresarial. Foi aplicado um desenho ex post facto
baseado, fundamentalmente, numa análise qualitativa. Realizou-se uma revisão de
literatura que permitiu integrar vários conceitos e, deste modo, construiu-se um guião,
para a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, a uma amostra de sete, dos
dez coacheesque terminaram o programa de coachingno início de 2012. Avaliaram-se,
então, as seguintes dimensões: (i) reação; (ii) aprendizagem; (iii) comportamento; (iv)
resultados e (v) ROI (retorno do investimento). Como complemento, analisaram-se os
relatórios iniciais e finais da coach, para cada coachee, com o objetivo de ter uma
perceção mais sustentada do programa, nomeadamente, nas dimensões: (i) coach; (ii)
coachee; (iii) relação coach-coacheee (iv) processo. Foram, ainda, tidos em conta os
dados quantitativos respeitantes aos resultados tangíveis da empresa (Compromisso de
Gestão). Todos os coacheesse demonstraram satisfeitos com o programa, com as novas
aprendizagens que, consequentemente, levaram a uma mudança comportamental e
resultados mensuráveis, na maioria dos casos, acima do esperado, embora nenhum dos
coacheestenha conseguido estimar um valor para o ROI. Os relatórios e os dados
quantitativos do Compromisso de Gestão corroboram a análise das entrevistas,
permitindo aferir a eficácia e eficiência do programa de coaching. Apesar de não se
conseguir estabelecer uma relação linear de causa-efeito, constatou-se, sem margem
para dúvidas, que o impacto do coachingestá no desenvolvimento de competências
individuais, que se traduzem numa mudança transformacional do coacheecom
repercussões na sua equipa e, consequentemente, nos resultados tangíveis da empresa. The present study has as objective to identify the impact of the CTT’s coaching
program in an individual level and an enterprise level. It was applied an ex post facto
design based, fundamentally, in a qualitative analysis. A literature review was
conducted that allowed integrate several concepts and, thus, building a guide for the
semi-structured interview of a sample of seven of the ten coacheeswho completed the
coachingprogram in the early 2012. There was, then an evaluation on the following
dimensions: (i) reaction; (ii) learning; (iii) behavior; (iv) results and (v) ROI. As a
completion, it was done an analysis on the coach’s individual coacheesinitial and final
reports, to have a more sustained view of the program, namely in the following
dimensions: (i) coach; (ii) coachee; (iii) coach-coacheerelation and (iv) process. Were
also taken into account the quantitative data relating to tangible results of the company
(Management Commitment). All coacheesis demonstrated satisfied with the program,
with the new learning which consequently led to a behavioral change and measurable
results, in most cases, higher than expected, although none of cochees was able to
estimate a value for the ROI (return of investment). The reports and quantitative data in
the Management Commitmentcorroborate the analysis of the interviews, allowing to
assess the effectiveness and efficiency of the coachingprogram. Although of not being
able to establish a linear cause-effect, it was found, beyond doubt, that the impact of
coachingis on developing individual skills, which translates into a coachee’s
transformational change with repercussions on the team and, consequently, in the
tangible results of the company.