Autor(es):
Silva, Mário Guilherme Santos da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7086
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): YouTube; Social media; Atitudes relacionadas com a marca; Experiência de marca; Brand attitudes; Brand experience
Descrição
Master in Marketing Hoje em dia, os sites de social media marcam presença no dia-a-dia das pessoas. O Facebook,
Twitter e YouTube representam as plataformas mais globalizadas de social media, atingindo
acessos mensais na ordem das centenas de milhões.
Diversas marcas tentam utilizar estas plataformas, mas em muitos casos não o estão a fazer
da forma mais correcta, não utilizando muitas vezes a rede social mais adequada para o
objectivo comunicacional que estão a tentar atingir.
Tendo isto em conta esta tese pretende contribuir para uma maior investigação desta
plataformas de social media. Deste modo o principal objectivo desta tese consiste em
verificar se a plataforma social, YouTube, pode ser utilizada de forma eficiente como uma
ferramenta de marketing. Mais especificamente esta investigação estuda se as marcas através
dos seus canais de marca no YouTube conseguem influenciar atitudes referentes a essas
mesmas marcas. As atitudes estudadas foram: relacionamento afectivo com a marca, lealdade
afectiva e intenção de compra. Foi também estudado se o YouTube consegue agir como uma
forte experiência de marca.
Esta investigação foi realizada através de um estudo descritivo, utilizando um questionário
online como instrumento de medição. Como resultado foi verificado que de facto o YouTube
consegue influenciar algumas das atitudes estudadas.
Desta forma pôde ser afirmado que o YouTube pode ser utilizado como uma ferramenta
eficiente de marketing, onde é mais adequado para a fomentação e suporte do relacionamento
marca-consumidor. Nowadays, social media websites have a daily presence on people’s life. Facebook, Twitter
and YouTube represent the most global social media platforms, having a monthly access rate
of hundreds of millions.
Many brands try to use these social media platforms, but in many cases they are not doing it
in a correct way, or even sometimes they are not using the most adequate social platform for
the communication objective they are trying to accomplish.
Having this in mind, this thesis wants to be a contribute for further investigation of social
media. So the main objective of this thesis is to verify if the social media website, YouTube
can in fact be efficient as a marketing tool. More specifically this research studied whether
brands through YouTube brand’s channels communication can influence brand related
attitudes and if YouTube could act as a rich brand experience. The chosen attitudes were:
affective commitment, affective brand loyalty and purchase intention.
This research was analyzed through a descriptive study using an online survey as measuring
instrument. As a result it was found that in fact YouTube can influence some of the tested
attitudes.
It could be stated that YouTube can be used as an efficient marketing tool, where it is best
suited for brand-consumer relationship support and fomentation.