Autor(es):
Esteves, Carla Sofia de Castro
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7064
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Comportamento destrutivo; Emoções negativas; Grupos socialmente desfavorecidos; Standards/objectivos mínimos; Exclusão; Identidade supra-ordenada; Destructive behaviour; Negative emotions; Disadvantaged groups; Minimal standards/goals; Marginalization; Exclusion; Higher-order identity
Descrição
Doctor in Psychology/ Classificação: 3000: Social Psychology; 3020: Group & Interpersonal Processes A presente tese expõe uma abordagem baseada na identidade social para explicar
acções colectivas praticadas por grupos em desvantagem social consideradas pela
maioria em vantagem social como mais problemáticas (i.e.,
destrutivas/danosas/violentas). Propomos que o comportamento destrutivo, e respectivas
emoções negativas, não são meras expressões de conflito intergrupal, sendo antes
respostas a acções praticadas pela maioria em vantagem percepcionadas pela minoria
em desvantagem como transgressões que violam standards mínimos (por comparação a
standards máximos), standards esses estabelecidos por categorias supra-ordenadas.
Resultados de dois estudos de campo (Estudo 1 com imigrantes em Portugal e Estudo 2
com fumadores) e dois estudos experimentais laboratoriais nos quais se recorreu a um
jogo virtual (Estudos 3 e 4) corroboram, em geral, as nossas hipóteses: A percepção de
violação de standards mínimos conduz a emoções negativas e a comportamento
destrutivo. Os Estudos 3-4 revelam que estas percepções são mais prováveis no caso de
exclusão social (em comparação com formas mais benignas de privação, i.e.,
marginalização), sugerindo uma mediação em cadeia desde a exclusão até ao
comportamento destrutivo, via percepção de standards mínimos e emoções negativas.
Inesperadamente, a mediação via emoções negativas foi parcial, sugerindo uma ligação
directa entre violação de standards mínimos e comportamento destrutivo. Também
inesperadamente, ser marginalizado já conduz a emoções negativas (Estudos 2-3), mas
não a comportamento destrutivo. Resultados do Estudo 1 sugerem que a identificação
com categorias supra-ordenadas promove percepções de standards como mínimos e
emoções negativas quando estes são violados, podendo também atenuar as intenções de
recorrer a acções destrutivas. The current thesis presents a social-identity-based approach to explain collective
actions by disadvantaged groups that are considered by advantaged majority members
to be most problematic (i.e., destructive, harmful and/or violent). We propose that
destructive behaviour and corresponding negative emotions are not mere expressions of
intergroup conflict, but are responses to actions by the advantaged majority perceived
by the disadvantaged minority as transgressions that violate minimal (as compared to
maximal) standards established by inclusive superordinate categories. Results of two
field studies (Study 1 with immigrants in Portugal and Study 2 with smokers) and two
laboratory experiments using a virtual ball toss setting (Studies 3 and 4) generally
support our hypotheses that perceived violation of minimal standards leads to stronger
negative emotions and destructive behaviour. Studies 3-4 also show that these
perceptions are most likely in the case of social exclusion (as compared to more benign
forms of deprivation, i.e., marginalization), suggesting a two-step chain mediation from
exclusion to destructive behaviour via minimal standard violation perception and
negative emotions. Unexpectedly, mediation by negative emotions was only partial,
speaking for a direct link between minimal standard violation perception and destructive
behaviour. Unexpectedly as well, being only marginalized but not excluded increases
already negative emotions (Studies 2 and 3), but these do not translate into destructive
behaviour. Results of Study 1 suggest that identification with superordinate categories
foster perceptions of standards as minimal and negative emotions when they are
violated, but can also attenuate intentions to destructive actions.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Inglês
Orientador(es)
Waldzus, Sven; Wright, Stephen C.