Author(s):
Mendes, Duarte Nuno Hilário Moraes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6974
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Transporte aéreo; Competitividade; Modelo de negócio; Low-cost; Air transport; Competitiveness; Business model; Low-cost
Description
Projeto de Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência / JEL Classification: L90 – General, L93 – Air Transportation Após a desregulação do sector do transporte aéreo surgiram novos concorrentes com um
inovador modelo de negócio low-cost, agudizando as dificuldades num sector, per si, com
margens de lucro reduzidas.
Neste ambiente competitivo é vital para as empresas, ainda mais para as incumbentes (fullservice
carriers), direcionarem o seu foco para um serviço orientado para o cliente. Com esse
intuito, este trabalho teve como objetivos identificar os fatores de compra mais valorizados
pelos passageiros de médio-curso e, simultaneamente, aferir qual dos modelos de negócio
estará melhor preparado, no longo prazo, para satisfazer as necessidades dos mesmos. De
forma a responder a estas questões de investigação, após a revisão bibliográfica, a estratégia
metodológica consistiu na elaboração de um inquérito em escala Likert permitindo ordenar
por importância os diferentes fatores de compra e, posteriormente, analisar os seus resultados.
Para garantir uma aplicabilidade mais prática, de seguida, foi avaliado o fator de compra mais
valorizado numa realidade concreta, ou seja, na rota Lisboa-Londres, onde operam
transportadoras aéreas com modelos de negócio distintos.
Em termos gerais, foi possível concluir que, nas viagens de médio-curso os passageiros
valorizam claramente o preço, seguido de dimensões relacionadas com a verdadeira essência
de viajar, em detrimento de serviços “complementares”. Comprovou-se ainda que as low-cost
carriers praticam preços mais competitivos e que existe uma forte correlação nos preços
praticados entre competidores numa rota. As low-cost carriers, no longo prazo, estarão
melhor preparadas para servir as necessidades dos clientes de médio-curso, sendo necessária
uma reavaliação do modelo estratégico das full-service carriers. After the deregulation of air transport, new challengers have emerged with an innovative lowcost
business model, accentuating the difficulties in a sector, per si, with reduced profit
margins.
In this competitive environment it is essential for companies, even more so for incumbent
ones (full-service carriers), to focus on a customer-oriented service model.
For that purpose, this study aimed to identify the most-valued purchasing factors by mediumhaul
passengers while simultaneously assessing which of the business models will be better
prepared, in the long-term, to satisfy their needs. In order to respond to these research issues,
after the bibliographic review, the methodological strategy consisted in the preparation of a
Likert Scale questionnaire that allowed to sort by relevance the different purchasing factors
and subsequently analyse its results. In order to guarantee a more practical applicability, the
most crucial purchasing factor was evaluated in a real life scenario, i.e. on the Lisbon-London
route, where various carriers operate with differing business models.
In general terms, it was possible to conclude that, on medium-haul journeys, passengers
clearly value the price, followed by elements related to the true essence of travel, rather than
“supplementary” services. It was further proven that low-cost carriers have
the most competitive prices and there is a strong correlation on the prices charged between
competitors on a given route. The low-cost carriers, in the long-term, will be better prepared
to serve the medium-haul customers’ needs, requiring a re-evaluation of the full-service
carriers’ strategic model.