Author(s):
Pedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6838
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Fusões e aquisições; Integração horizontal; Estratégia empresarial; Mercado de aviação comercial; Mergers and acquisitions; Horizontal integration; Strategic management; Airline industry
Description
Projeto de Mestrado em Gestão / Classificação JEL:
G34 - Mergers; Acquisitions; Restructuring; Corporate Governance;
M10 - General (Business Administration). No panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições
surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional
largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado
e aprofundado pela literatura académica e científica.
Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão
entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação
do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual
a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental
deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem
perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o
impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia
própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução
resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica. In the management domain and, in particular, the strategic management’s stand,
mergers and acquisitions are a frequently used tool in order for managers to achieve
growth and operational development for their companies, being also a largely and
profoundly studied topic by the academic and scientific literature.
In this case study, the merger between the Chilean airline LAN and the Brazilian
TAM, which gave origin to the Latam Airlines Group, was studied under the strategic
management perspective. Being a horizontal integration type of merger, in which
TAM was integrated by LAN through an exchange of shares, the fundamental
objective of this study was to develop the strategic management tools that make it
possible to debate the future strategic options for the TAM brand and to understand
what is the impact in its operations. In order to accomplish these broader goals, and
according to the case study methodology, pedagogical questions were raised, whose
answer rely on the use of the strategic tools and analysis.