Author(s):
Oliveira, Pedro Miguel Domingos Duarte de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6378
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Teoria do meio inovador; Proximidade; Ação coletiva; Complexo agroalimentar territorializado; Economias externas de aglomeração; Desenvolvimento regional; Innovative milieu theory; Proximity; Collective action; Territorialized agri-food complex; External economies of agglomeration; Regional development
Description
Doutoramento em Economia O objetivo geral desta investigação consistiu em determinar que fatores poderiam influenciar
a inovação numa região predominantemente rural, contígua a uma área metropolitana. A
população objeto do estudo foi constituída pelas empresas da fileira agroalimentar,
estabelecidas no Vale do Tejo até 2009. Estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos:
• Identificar e caracterizar a função principal dos diversos agentes empresariais,
associativos e institucionais que atuam no complexo agroalimentar do Vale do Tejo,
incluindo a teia de relações mercantis e não mercantis que os envolve;
• Apurar se uma eventual aglomeração espacial de empresas agrícolas e de agroindústrias
na região poderá estar associada à presença de cidades de pequena e média dimensão no
seu território;
• Avaliar e interpretar o desempenho em inovação numa fileira estratégica para a economia
da região, atendendo a fatores específicos de ordem empresarial e territorial enquadrados
num modelo de análise generalizável a outras regiões (não necessariamente rurais), em
linha com diversas contribuições teóricas acerca da relação entre território, inovação e
desenvolvimento regional;
• Analisar a intervenção das entidades públicas (administração central e local) em termos
de suporte institucional aos processos de inovação e de internacionalização nas empresas
dedicadas às atividades agrícolas, indústrias alimentares e do vinho implantadas na
região;
• Propor uma agenda em matéria de governança territorial que permita adequar o meio
local ao perfil característico de um meio inovador de cariz rural.
Para a obtenção de dados realizaram-se entrevistas diretas, semiestruturadas, a representantes
das empresas e respetivas associações, dos grupos de ação local que acompanham o Programa
de Desenvolvimento Rural (ProDeR) no território, e dos municípios da Lezíria do Tejo.
Consultou-se, também, a legislação de enquadramento das atividades afetas àquela fileira,
cujas empresas foram posteriormente objeto de inquérito.
Por preocupação com a representatividade da amostra inquirida recorreu-se às bases de dados
setoriais da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, do Instituto
de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, do Instituto de Financiamento da
Agricultura e Pescas, do Instituto Nacional de Estatística, e do Gabinete de Estratégia e
Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. A estratégia de
A INFLUÊNCIA DO MEIO LOCAL NAS DINÂMICAS DE INOVAÇÃO DO COMPLEXO AGROALIMENTAR DO VALE DO TEJO
amostragem foi principalmente intencional no caso dos produtores e das indústrias
alimentares (guiada por especialistas e do tipo bola de neve). Foi inquirida a população
identificada das organizações de produtores, cooperativas agrícolas e adegas cooperativas,
obtendo-se taxas de resposta de 62% e 81% respetivamente.
Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise interpretativa, baseada na triangulação das
fontes de dados qualitativos e quantitativos atrás referidas. Depois, procedeu-se a uma análise
estatística, descritiva e inferencial (por testes de associação, regressões e testes de diferença
de médias), tendo-se constatado a relevância dos fatores projetados no referido modelo de
análise; bem como de outros atributos empresariais (tais como a antiguidade, a dimensão do
mercado e as atividades económicas desenvolvidas).
Finalizando, identificaram-se lacunas a nível empresarial e institucional que enfraquecem o
potencial de desenvolvimento da região visto pelo prisma dos meio inovadores, justificando a
formulação de ações corretivas. The general objective of this research was to determine what factors might influence
innovation in a predominantly rural area, adjacent to a metropolitan area. The target
population for the study consisted of companies belonging to the agrifood supply chain,
established in the Tagus Valley until 2009. It was established the following specific
objectives:
• To identify and describe the main function of different business agents, associations and
institutions operating in the agrifood complex of Tagus Valley (Portugal), including the
web of market and non-market relations that involves them;
• To ascertain whether any spatial clustering of agricultural enterprises and agro-industries
in the region may be associated with the presence of small and mid-sized towns in its
territory;
• To evaluate and interpret innovation performance in a strategic supply chain for the
region's economy, considering specific factors of business and territorial nature framed
in a analysis model generalizable to other regions (not necessarily rural), in line with
several theoretical contributions around the relationship between territory, innovation and
regional development;
• To analyze the intervention of public authorities (central and local level) in terms of
institutional support to the processes of innovation and internationalization of companies
engaged in agricultural activities, food and wine industries established in the region;
• To propose an agenda for territorial governance that allows the changing of local
environment (‘millieu’) to characteristic profile of a rural-oriented innovative one.
For data collection it was conducted direct and semi-structured interviews with
representatives of business and respective associations, groups of local action accompanying
the ProDeR (the Portuguese acronym, for Rural Development Programme) in the territory,
and municipalities of Tagus Leziria (a sub-region of Tagus Valley). It was also consulted the
framework legislation for agri-food supply chain activities, whose companies were
subsequently the subjet of an inquiry.
Concerning about the representativeness of the sample surveyed it resorted to sectoral
databases of Regional Directorate of Agriculture and Fisheries of Lisbon and Tagus Valley,
the Institute for Support to Small and Medium Enterprises and Innovation, the Institute for
A INFLUÊNCIA DO MEIO LOCAL NAS DINÂMICAS DE INOVAÇÃO DO COMPLEXO AGROALIMENTAR DO VALE DO TEJO
Financing Agriculture and Fisheries, the National Institute of Statistics, and the Office of
Strategy and Planning of the Ministry of Labour and Social Solidarity. The sampling strategy
was mainly intentional for producers and food industries (guided by experts and snowball
type). It was surveyed the identified population from producers organizations, agricultural and
winery cooperatives, yielding response rates of 62% and 81% respectively.
The data collected were subjected to an interpretative analysis, based on triangulation of the
qualitative and quantitative data sources mentioned above. Then it proceeded to a statistical
analysis, descriptive and inferential (by association tests, regressions and difference of means
tests), and it was found the relevance of factors designed in the model analysis of reference, as
well as of other business attributes (such as seniority, market size and economic activities
undertaken).
Finally, it identified gaps at corporate and institutional levels that weaken the development
potential of the region seen through the prism of innovative ‘millieux’, justifying the
formulation of corrective actions.