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Ser professor na trama das reformas gestionárias: histórias e representações pr...

Autor(es): Santos, Ana Patrícia Silva dos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6180

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Reformas gestionárias; Profissão de professor; Experiência profissional; Participação associativa/sindical; Managerialist reforms; Teaching profession; Work experience; Association/union participation


Descrição
Mestrado em Educação e Sociedade Em sintonia com as reformas dos sistemas educativos europeus e em contexto de progressiva austeridade económica, as políticas educativas nacionais convergem com a “nova gestão pública” e conduzem a uma restruturação da natureza do trabalho do professor. Entendendo o conceito de profissão como construção social e dinâmica, urge compreender a forma como estas reformas, enquanto palco de confronto e negociação, se projetam na realidade profissional, traçando um retrato atualizado e “a partir de dentro” da profissão. Para atingir esse objetivo, a presente pesquisa recorre à metodologia das Histórias de Vida aplicada a um conjunto de 17 professores do ensino secundário da área da Grande Lisboa. Para desvendar os sentidos atribuídos pelos professores á profissão, o modelo de análise considera dois aspetos interrelacionados: por um lado, a influência de agências encarregues de difundir uma pluralidade de discursos e representações - em especial o Estado e os atores profissionais coletivos; por outro, uma dimensão biográfica modelada pelas experiências profissionais e pela participação associativa/sindical. Como resultado, retratam-se percursos profissionais marcados por desencontros com as expectativas iniciais, tal com situações de vulnerabilidade que corroem o compromisso profissional, em especial dos professores “veteranos” e daqueles que possuem uma participação sindical ativa. Conclui-se que não há uma identidade coletiva de resistência desta classe profissional e, em nome da adaptabilidade às condições de trabalho, o pragmatismo pode forjar um novo perfil de professores, “professores-funcionários” que abrem mão de algumas conquistas profissionais. In line with the reform of European education systems and in the context of progressive economic austerity, national education policies converge with the “new public management” and lead to a restructuring of the nature of teachers' work. The concept of profession is a social and dynamic construction. Therefore, we must understand how these reforms, as an arena of confrontation and negotiation, project themselves in the professional reality, updating a picture “from the inside” of the profession. To achieve that goal, this research uses the Life History Methodology applied to a group of 17 secondary school teachers from the Greater Lisbon area. To unlock the meanings of the profession attributed by teachers, the analysis model considers two interrelated aspects: firstly, the influence of the agencies responsible for the spreading of a plurality of discourses and representations – especially the State and the collective professional actors; secondly, a biographical dimension modeled by professional experiences and associative/union participation. As a result, we describe professional careers marked by disagreements with initial expectations as well as vulnerability situations that erode the professional commitment, especially in case of the “veterans” teachers and those who have an active participation in unions. We conclude that there is no collective resistance identity of this professional class and, on behalf of adaptability to working conditions, pragmatism can forge a new teachers profile, such as “teachers-employees” who give up some professional accomplishments.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Stoleroff, Alan David
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