Author(s):
Praça, Marco Aurélio Martins
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6174
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Práticas culturais; Sucesso escolar; Fracasso escolar; Cultural practices; School success; School failure
Description
Mestrado em Educação e Sociedade Ao observarmos alunos da mesma escola, oriundos da mesma classe social,
moradores da mesma zona, portadores do mesmo material escolar e alunos dos mesmos
professores, notaremos que o desempenho escolar não será o mesmo entre eles.
Incontáveis fatores influenciarão os resultados académicos dos alunos, contudo,
será objetivo de nossas observações saber se o bom desempenho escolar, e por
conseguinte, a inclusão escolar daquele estudante, estão ligados às práticas culturais
pelo aluno desenvolvidas e qual a especificidade dessas práticas.
Para cumprir tal objetivo, foi realizada pesquisa de campo por questionário, onde
se inquiriu 100 alunos de uma escola pública municipal do interior do Brasil, que abriga
maioriatariamente população de baixa renda e portanto, estudantes de classes populares
com baixa possibilidade de acesso às práticas culturais.
Utilizando um questionário socio-econômico, também foi possível perceber o
perfil familiar do aluno, em especial a escolaridade e hábitos culturais dos pais. As
informações recolhidas pelo questionário foram tratadas por um programa de análise e
estatística, identificando e comparando aspectos relevantes em grupos de sucesso e
fracasso escolar.
Por conclusão, percebemos que existe uma relação entre o desenvolvimento de
práticas culturais e o sucesso escolar do aluno, e que determinadas praticas culturais se
repetem nos casos de sucesso escolar, além da influência dos pais na vida escolar do
aluno. When we observe students from the same school, coming to the same social
class, living in the same area, having the same teachers and school materials, we realize
that the school success will not be the same. Certainly, several factor will influence to
school success results, however, the goal of our observations will be academic
achievement, and therefore the inclusion of that student are linked to cultural practices
developed by then, and also, in the cases of school success, there are one or more
cultural practices common to these individuals. To achieve this goal, the field research
was conducted by questionnaire, which asked 100 students from the public school of
Brazil, whose the most of them belonging to the lower social class, so lower practices
cultural access. Using a social economic questionnaire was also possible to avail the
student´s family profiles, in special the parents schooling and cultural habits. The
obtained results were analyzed by statistic program comparing the relevant aspects of
the success and failure school groups.
In conclusion, we realize that there is a relation between the development of
cultural practices and school success, and that certain cultural practices are repeated in
cases of academic success, beyond the parents influence in the school life of the student.