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A literacia dos adultos: competências-chave na sociedade do conhecimento

Autor(es): Ávila, Patrícia Durães cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/577

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Literacia; Sociedade do conhecimento; Competências-chave; Adultos; Literacy; Knowledge society; key competencies; Adults


Descrição
A presente investigação visa produzir um conjunto de novos desenvolvimentos, teóricos e substantivos, para o estudo das competências-chave para a sociedade do conhecimento. Incide na análise de duas vertentes específicas, mas entendidas enquanto complementares: a identificação dos perfis de literacia da população e os seus principais factores explicativos, e a análise de novas dinâmicas e processos emergentes de bloqueio ou desenvolvimento das competências de literacia e outras competências-chave para a sociedade do conhecimento. Um dos conceitos nucleares da pesquisa é o conceito de literacia, desenvolvido nos últimos anos sobretudo no âmbito de pesquisas de natureza extensiva dirigidas à avaliação das competências reais de leitura, escrita e cálculo da população adulta. Mais recentemente o conceito foi alargado de modo a assegurar outras competências consideradas fundamentais, ou chave, nas sociedades contemporâneas. Através da articulação com referências teóricas sobre as sociedades actuais, nas quais tem sido sublinhada a importância do conhecimento e da informação enquanto factores cada vez mais estruturantes da vida social, procura-se produzir novos contributos teóricos e analíticos neste domínio. A estratégia metodológica definida combina a análise quantitativa (através da exploração de bases de dados internacionais sobre literacia), desenvolvida com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre o perfil de literacia da população, e a análise qualitativa (apoiada em entrevistas, análise documental e observação directa), centrada nos adultos pouco qualificados e nos processos concretos de bloqueio, ou desenvolvimento, de competências para a sociedade do conhecimento. This research seeks to produce a set of new theoretical and substantive developments for the study of literacy and other life skills for the knowledge society. It will involve the analysis of two different but complementary aspects: the identification of the population’s literacy profiles and the main factors behind them; and the analysis of new dynamics and emerging processes that are blocking or developing literacy and other key competencies necessary for life in the knowledge society. One of the core concepts behind this research is that of literacy, which has been developed over the last few years, above all within the scope of extensive quantitative research work designed to assess real reading, writing and arithmetic skills among the adult population. More recently the concept has been extended to cover other skills that are considered fundamental in contemporary societies (“life skills” or “key competencies”). By articulating the above mentioned surveys with theoretical reference work on contemporary societies, which underline the importance of knowledge and information as factors playing an ever more structuring role in social life, the research aims to generate new theoretical and analytical contributions in this domain. The chosen methodological strategy employs a combination of quantitative analysis (the exploitation of international literacy databases), in order to deepen knowledge about the population’s literacy profile, and qualitative analysis (interviews, documentary analysis and direct observation), with focus on the poorly qualified adults and on the processes that hinder or develop skills required for the knowledge society.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Costa, António Firmino da
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