Autor(es):
Pereira, João Pedro Lebre
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/5211
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Relações públicas; Reputação; Gestão de crise; Privacidade online; Public relations; Corporate reputation; Crisis management; Online privacy
Descrição
Mestrado em Marketing Este trabalho irá ser desenvolvido no contexto de uma tese de mestrado e será
um estudo de caso acerca da Playstation Network, um serviço de jogos multijogadores
online e de entrega de media digital da Sony Computer Entertainment, inc. destinado
a ser usado na consola Playstation 3 e também na Playstation Portable.
Este trabalho irá focar-se nos Estados Unidos da América, pois este é o país
melhor representado na Playstation Network com mais de 30 milhões de utilizadores
(Sony, 2010) e é também o país com mais estudos e informação acerca do mercado
dos videojogos.
A Playstation Network foi lançada no dia 10 de Novembro de 2006, ao mesmo
tempo que a Playstation 3 no Japão. Desde então tem tido sucesso e hoje a rede tem
aproximadamente 130 servidores, 50 programas de software e 77 milhões de
utilizadores registados (Sony, 2011).
Este estudo de caso irá centrar-se no encerramento deste serviço por 26 dias,
desde o dia 20 de Abril de 2011até ao dia 15 de Maio de 2011, devido a um ataque
externo à rede que resultou no comprometimento da informação pessoal dos
utilizadores guardada nos servidores.
Este ataque teve impacto não só nas marcas Sony e Playstation, especialmente
na sua reputação entre os consumidores, mas também na indústria online, já que este
ataque expôs os problemas que podem existir na segurança relativamente à
informação pessoal.
Neste trabalho iremos explicar o problema e o que aconteceu à Playstation
Network. Iremos também olhar para as marcas envolvidas e fazer uma revisão de
literatura sobre relações públicas, gestão de marcas, reputação de marcas, gestão de
crises e privacidade online. Iremos também analisar as ações da Sony em reação a
este evento e como poderia ter gerido esta situação de crise melhor. This work will be developed in the context of a marketing master thesis and it
will be a Case Study concerning the Playstation Network, an online multiplayer
gaming and digital media delivery service provided by Sony Computer Entertainment,
inc. for use with Sony’s home console, the Playstation 3 and its handheld, the
Playstation Portable.
The scope of this work will be in the United States as it is the best represented
country on the Playstation Network with more than 30 million users (Sony, 2011) and
it is also the country with more studies and information regarding the video games
market.
Playstation Network was launched in November 10, 2006, along with the
Playstation 3 launch in Japan. Since then it has had a great success and today it
consists of approximately 130 servers, 50 software programs and 77 million registered
accounts (Sony, 2011).
This Case Study regards the shutdown of this service for 26 days, from April
20 to May 15 (2011), due to an external attack to the network that resulted in the
compromise of the personal information of the users stored on the servers.
This attack had an impact not only on the Sony and Playstation brands,
particularly in their reputation among consumers, but also on the online business
industry, since this attack brought to light the problem of personal information
security.
In this work, we will explain the problem and what happened to the
Playstation Network. We will also look into all the brands involved and do a literature
review on public relations, brand management, brand reputation, crisis management
and online privacy. We will also analyze what Sony did in reaction to this event and
how it could have better managed this crisis situation.