Autor(es):
Correia, Tiago Miguel
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/5194
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Performance; Stakeholders; Benchmarking; Aeroportos; Aiports
Descrição
Mestrado em Gestão A necessidade de incorporação de práticas sustentáveis e a resposta aos desafios do setor
criaram uma enorme pressão na definição de adequados sistemas de medição da performance
na indústria aeroportuária.
As múltiplas variáveis associadas à operação aeroportuária resultam na existência de
múltiplas perspetivas de análise da performance, associadas aos atores-chave envolvidos no
negócio, que têm necessidades de informação diferentes entre si. O dinamismo comercial no
setor criou igualmente uma necessidade de maior utilização de ferramentas de benchmarking
nos processos de monitorização da performance na indústria.
A presente tese procura sistematizar o papel dos stakeholders e do benchmarking na definição
dos sistemas de medição da performance da indústria aeroportuária. Tomando por base a
análise efetuada à literatura, é desenvolvido uma metodologia conceptual de modo a perceber
a importância das múltiplas perspetivas de análise da performance, da incorporação das
preocupações dos stakeholders e das mais-valias do benchmarking na construção dos sistemas
de medição da performance. De seguida, procurando incorporar várias perspetivas e responder
a preocupações dos vários stakeholders, é proposto um sistema de medição da performance e
uma medida que permite aferir a performance global do aeroporto. Com base nestes inputs e
nos dados recolhidos através de um questionário desenvolvido, são realizadas atividades de
benchmarking, fornecendo informação relevante para a incorporação de melhorias em vários
processos de negócio dos aeroportos. Por fim, tomando como referência os ensinamentos
recolhidos, é proposto um método de incorporação das preocupações dos stakeholders e das
mais-valias do benchmarking nos sistemas de medição da performance. The need to incorporate sustainable practices and the answers to the main challenges of the
sector, created a great pressure in the definition of adequate performance measurement
systems in the airport industry.
The multiple variables associated to the airport operation result in multiple performance
perspectives, associated with key stakeholders involved in the business, each one with
different information needs. The commercial dynamics of the sector also created a need to
utilise more benchmarking tools in the performance measurement processes in the industry.
The present thesis intends to clarify the role of the stakeholders and benchmarking in the
definition of the performance measurement systems in the airport industry. According to the
literature review, it is developed a conceptual methodology in order to understand the
importance of the multiple performance perspectives, the incorporation of the stakeholders
concerns and the benefits of benchmarking in the construction of the performance
measurement systems. Afterwards, trying to incorporate multiple perspectives and answer to
the stakeholders concerns, it is proposed a performance measurement system and a measure to
assess the global performance of an airport. Using these inputs and data from the
questionnaire developed, benchmarking activities are developed, giving relevant insights to
incorporate improvements in the airport business processes. At the end, it is proposed a
method to integrate the stakeholders concerns and the benchmarking benefits in the
performance measurement systems.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Rodrigues, José Azevedo; Botelho, Maria do Carmo