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A flexibilidade das estruturas curriculares portuguesas enquanto implicação do ...

Author(s): Monteiro, H. cv logo 1 ; Lopes, A. F. cv logo 2

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/503

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Ensino de economia; Processo de Bolonha; Flexibilidade das estruturas curriculares; Portugal; Europa


Description
Classificação JEL: A12; A22. Neste artigo fizemos uma análise comparativa da estrutura curricular dos cursos de graduação em Economia entre Portugal e as melhores instituições europeias, para o ano lectivo 2004-05. A análise aponta para uma menor flexibilidade das licenciaturas portuguesas actuais face à realidade europeia de referência, exigindo-se a frequência de uma proporção maior de disciplinas obrigatórias e oferecendo um menor leque de disciplinas optativas. O estudo fornece evidências significativas sobre as disciplinas essenciais a incluir na estrutura curricular dos futuros cursos de Economia em Portugal, com duração reduzida a três anos, e sobre o seu carácter obrigatório ou optativo. As conclusões do estudo são comparadas com as recomendações do relatório coordenado pelo Prof. Doutor António Romão sobre a implementação do Processo de Bolonha nas licenciaturas em Economia. Tendo em conta o objectivo presente na Declaração de Bolonha de atingir uma maior compatibilidade e comparabilidade dos sistemas de ensino superior, consideramos ser necessário repensar algumas recomendações deste relatório, nomeadamente no que diz respeito à flexibilidade das novas estruturas curriculares.
Document Type Research paper
Language Portuguese
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