Author(s):
Pina, Andreia Filipa Proênça
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4917
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Cinema; Plataformas de visionamento de filmes; Comportamento do consumidor de filmes; Platforms for watching movies; Movies consumer behaviour
Description
Projecto de Mestrado em Gestão / Classificação JEL: L82; M31 O Cinema é uma das diversas indústrias que compõem o sector das Indústrias Criativas.
O presente estudo debruça-se sobre o consumo na indústria do cinema, particularmente,
sobre o visionamento de filmes de longa-metragem. A indústria do Cinema tem vindo a
sofrer alterações nos últimos anos, devido a factores relacionados, essencialmente, com
os avanços tecnológicos que permitem melhorar o processo de distribuição e exibição
do lado da oferta, enquanto que do lado da procura, os consumidores procuram novos
formatos de acordo com as suas exigências e preferências. Este estudo enquadra-se no
domínio do comportamento do consumidor, procurando conhecer os determinantes da
frequência de visionamento de filmes na sala de cinema e em casa. Após uma revisão de
literatura, que permitiu identificar as motivações e formas alternativas para a decisão de
como e com que frequência se vê um filme, desenhou-se a abordagem metodológica,
em particular o questionário, o plano amostral e técnicas de recolha da informação. O
questionário foi aplicado on-line, obtendo-se respostas de 285 indivíduos, provenientes
de uma amostragem por conveniência. Tendo como objectivo principal do estudo a
comparação entre visionar um filme num ambiente tradicional e especificamente
direccionado (a sala de cinema pública) e visionar um filme num ambiente doméstico
encontraram-se modelos explicativos para cada uma das alternativas. Primeiro efectuouse
uma Análise em Componentes Principais de forma a identificar os factores
motivacionais mais importantes. Posteriormente aplicou-se uma análise de regressão
linear múltipla a cada uma das alternativas de visionamento. Conclui-se que, para a
amostra referida, existem alguns factores que influenciam a frequência de visionamento
de filmes em casa, nomeadamente, as características do filme e o convívio com amigos
e familiares. Da mesma forma, existem factores que influenciam a frequência de
visionamento de filmes na sala de cinema, como a distância a percorrer até à sala de
cinema, a experiência associada à visualização do filme neste local, a região de
residência e a situação profissional dos indivíduos. Cinema is one of several industries that include the creative industries sector. The
present study focuses on the consumption in the movie industry, particularly, watching
feature films. The cinema industry has been undergoing changes in recent years due to
factors related to the technological advancements that improve the distribution process
and exhibition of supply-side while in the demand-side, consumers are looking for new
formats according to their requirements and preferences. This study fits into the
consumer behaviour domain, trying to understand the determinants of the frequency of
watching movies in movie theatre and home. After reviewing the literature that allowed
the identification of motivations and alternative forms of decision on how and how
often people watch movies, the methodological approach was designed, particularly the
survey, the sampling plan and the techniques for gathering information. The survey was
applied online obtaining responses from 285 respondents from a convenience sample.
Being the main objective of this study, the comparison between watching a movie in a
traditional environment and specifically targeted (the movie theatre) and watching a
movie in a familiar environment, two explanatory models were created for each
alternative. First of all, an analysis of the principal components was carried out to
identify the most important motivational factors. After that, a multiple linear regression
analysis was made for each alternative of watching a movie. In conclusion, for the
referred sample, there are some factors that influence the frequency of watching movies
at home, specifically the characteristics of the movie and living with friends and
relatives. Similarly, there are factors that influence the frequency of watching movies at
the movie theatre like the distance to travel to the movie theatre, the experience
associated to watching the movie in the movie theatre, region of residence and
professional situation of respondents.