Detalhes do Documento

The planning and creation of an e-learning and recreational platform for seniors

Autor(es): Freitas, Ricardo de cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/4741

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): E-learning; Seniors; Active aging; Ambient assisted living; Interface design; Lifelong learning; Information and communication technology; Idosos; Vida activa; Ambient assisted living; Interface do utilizador; Aprendizagem ao longo da vida; Tecnologias de informação e comunicação


Descrição
Europe is facing great demographic changes. It is predicted that seniors will represent almost 30% of the European population by the year 2050. Ambient Assisted Living (AAL) solutions may provide an answer to the challenges that these demographic changes bring. AAL as a concept is to interconnect Information and Communication Technology (ICT) with certain devices in order to create products and services to assist its users in all periods of life (e.g. difficulty in climbing stairs can be compensated for by a mechanical stair lift). One important area of AAL is lifelong learning which aims to allow continuous education during the course of a person's life. One way of enabling lifelong learning for seniors is by using electronic-learning platforms (E-Learning). These platforms enable their users to access learning content from almost any location. However, the level of complexity of these platforms may arise as an obstacle for seniors. The Ambient Assisted Living for All (AAL4ALL) project was launched to create a wide range of AAL-related products and services. One of the services which will be offered by this project is an E-Learning and recreational platform especially designed for seniors. The objective of this dissertation is to plan and create the prototype of such a platform. In order to develop a prototype of this nature, we required assistance from the senior population to carry out two different types of studies. First a requirements study was performed in order to gather feedback from our target group before moving on to the development phase. Once the development phase was complete, a usability study was performed to test how seniors interacted with the prototype. A Europa está a enfrentar grandes alterações demográficas. Está previsto que a população idosa representará quase 30% da população Europeia em 2050. O Ambient Assisted Living (AAL) pode oferecer soluções para responder aos desafios que resultam destas alterações demográficas. O AAL significa a ligação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com determinados dispositivos, visando a criação de produtos e serviços que permitem auxiliar os seus utilizadores ao longo das suas vidas (por exemplo: a dificuldade de subir escadas pode ser compensada pelo uso de um elevador de escadas mecânico). Uma área importante do AAL consiste na aprendizagem ao longo da vida, que permite uma educação contínua no percurso da vida de uma pessoa. Uma forma de possibilitar a aprendizagem ao longo da vida à população idosa é através do uso de plataformas de E-Learning, as quais permitem aos seus utilizadores acederem a conteúdos de aprendizagem de praticamente qualquer local. Contudo, o interface utilizado neste tipo de plataformas tende a ser muito complexo para esta faixa etária. Neste sentido, o projecto chamado Ambient Assisted Living for All (AAL4ALL) foi lançado para criar uma vasta gama de produtos e serviços do AAL. Um dos serviços que será disponibilizado por este projecto é uma plataforma E-Learning especialmente concebida para idosos. O objetivo desta dissertação é planear e criar o protótipo desta plataforma. Com o intuito de desenvolver um protótipo desta natureza pedimos a colaboração de alguns seniores para realizar estudos de duas tipologias diferentes. Primeiro, foi elaborado um estudo de requisitos para obter as suas opiniões sobre o planeamento do protótipo. Por fim, após o desenvolvimento do protótipo, foi elaborado um estudo de usabilidade para testar como os idosos interagem com o mesmo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) O’Neill, Henrique
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia