Author(s):
Mendes, Cláudia Patrício
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4736
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Recursos humanos; Recrutamento; Carteiros; E-recruitment; Human resources; Recruitment; Postmen
Description
Mestrado em Gestão/ M12 O presente trabalho surge com a intenção de compreender o processo de recrutamento,
para carteiros, dos CTT – Correios de Portugal, S.A. Sendo esta a maior empresa do
sector Postal, no nosso país, o seu capital humano representa um activo importante da
organização. Os carteiros, em particular, constituem-se como a imagem dos CTT e os
que, diariamente, estabelecem contacto com o cliente.
O recrutamento surge, assim, como uma prática essencial para a empresa, que visa
colmatar as necessidades que vão surgindo, para a função em causa, procurando atrair
candidatos eficazes e contribuir, deste modo, para incrementar a eficiência e imagem
organizacional.
Na elaboração do estudo de caso, procurou-se perceber como tem evoluído a função de
carteiro, que alterações têm vindo a ser introduzidas nos processos de recrutamento para
a função e qual o impacto dessas mesmas alterações.
A recolha de dados teve como base um conjunto de entrevistas realizadas junto dos
responsáveis de recursos humanos da empresa, bem como a recolha e pesquisa de
documentação.Foi, então, possível identificar as principais mudanças que têm vindo a
ser introduzidas no processo de recrutamento para carteiros, bem como as desvantagens
e factores críticos de sucesso das estratégias usadas pela empresa. The present paper intends to understand the recruitment process for postmen. CTT -Correios de Portugal, SA is the largest company, in the postal sector, in our country.
Therefore its human capital represents an important asset to the organization, postmen
in particular, once they are the image of CTT and those who are in daily contact with
the customer.
The recruitment thus appears as an essential practice for the company in order to fulfil
the postmen vacancies in an effective way and to attract candidates, thereby helping to
improve the competitiveness of the organization.
When developing the case study, it was figured out how the postman function has
evolved, what changes have been introduced in the recruitment process in the last years,
and what impact has those changes represented.
Data collection was based on interviews with the HR responsible of CTT, as well as on
a collection of documentation and research.
In short, it is was possible to identify the main changes that have been introduced in the
recruitment processes for postmen as well as the advantages and disadvantages of the
strategies in use by the company.