Document details

Amores em (des)construção: práticas e representações de jovens sobre o amor e ...

Author(s): Carvalho, Rita Maria Gaspar da Silva cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4495

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Amor; Relações amorosas; Jovens; Práticas e representações; Namoro; Género; Classe social; Love; Love relationships; Youngsters; Practices and representations; Dating; Gender; Social class


Description
Mestrado em Sociologia e Planeamento Num contexto marcado por transformações na vida social em geral e na vida privada, em particular, procurou-se conhecer a configuração daspráticas e representações de jovens sobre o amor e as relações amorosas, e a influência do género e da classe social de origem na sua estruturação. Com esse objectivo realizou-se uma pesquisa empírica de natureza quantitativa, com base numa amostra não representativa (N=338) dealunos de 4 escolas profissionais da região de Lisboa - INETE, Escola Digital, INETESE eEPAD, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos e condição social diversa. Enquadrando os jovens inquiridos na linha da frenteda individualização e democratização da sociedade portuguesa, com a identificação de alguns traços dos modelos emergentes de amor e relacionamento amoroso na modernidade tardia, os principais resultados da análise estatística apontam para uma concepção de amor fortemente orientada para o equilíbrio e negociação de poderes no casal, em convergência com a afirmação de práticas associadas a um estilo de comunicação aberto e activo, características marcantes da amostra estudada. Destaca-se o posicionamento das raparigas na liderança deste movimento de democratização das relações amorosas e o contraste entre uma visão idealista do amor, partilhada pelas franjas com menos recursos, e uma visão mais crítica dos jovens socialmente favorecidos que, num contexto de crescente reflexividade e auto-determinação, evidenciam uma maior capacidade de desconstrução das lutas de poder travadas na esfera da intimidade, limitando, assim, o investimento e as cedências feitas em nomede ideiais românticos menos democráticos. Within a background characterized by transformations taking place on social life, in general, and on private life, in particular, this study aims to learn more about practices and representations of love and relationships among youngsters and explore gender and social background effects. A quantitative research was conducted, based on a non-representative sample (N=388) of students that attend 4 vocational schools within Lisboa region - INETE, Escola Digital, INETESE e EPAD. The sample gathers male and female students, with ages from 15 to 22 years old, from different social backgrounds. Framing the inquired youngsters within the front line of individualization and democratization of Portuguese society, by identifying some features of the emerging models of love and relationships in late modernity, the main results of statistic analyses point to a conception of love guided towards balance and powernegotiation within the couple, converging with the statement of practices associated with an open and active style of communication, strong characteristics within the studied sample. It is highlighted the girls positioning on leading this democratization of relationships movement and the contrast between an ideal vision of love, shared by the fringes with less resources and a more critical vision among the youngsters with more resources that show a greater capacity of deconstructing the fight for power that takes place in intimacy, limiting, therefore, the investment and will to give up in the name of less democratic romantic ideals.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Guerreio, Maria das Dores Horta; Ávila, Patrícia Durães
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU