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Iniciativa Magalhães: o que mudou nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico?

Autor(es): Calado, Helena Sofia Gomes cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/4453

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Iniciativa Magalhães; Ensino básico; Internet; Magalhães initiative; Basic education


Descrição
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação Os computadores e a internet são, hoje em dia, considerados ferramentas fundamentais para o estudo, desempenho de uma profissão e mesmo para o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas. Conscientes desta necessidade estratégica, os governos europeus têm vindo a dotar a escola dos equipamentos e serviços necessários à integração das tecnologias da informação e da comunicação no ensino. A Iniciativa Magalhães resulta do protocolo estabelecido entre o Governo Português e a Intel e visa a democratização do acesso às tecnologias de informação, como resposta às necessidades anteriormente identificadas. O presente estudo é uma pequena contribuição na abordagem desta temática e tem por objectivo percepcionar, dentro do grupo estudado, o impacto desta iniciativa no sistema de aprendizagem, privilegiando uma abordagem directa e a aplicação de um inquérito por questionário, realizado em duas fases. Na primeira fase, entre os dias 15 e 20 de Março de 2010, o questionário foi aplicado a uma amostragem de 49 alunos de duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico (2.º e 4.º anos de escolaridade) do ensino público – Escola Básica Integrada 1,2,3 / JI Vasco da Gama, Parque da Nações, Lisboa. Na segunda fase, que decorreu entre os dias 21 e 25 de Março de 2011, o questionário foi novamente aplicado à mesma amostra, mas no ano lectivo seguinte. Do ponto de vista do conteúdo, privilegia-se a obtenção de informação sobre os contextos do quotidiano em decorre o uso do computador Magalhães e da internet, procura-se compreender os objectivos da sua utilização, bem como analisar a evolução do seu uso no mesmo grupo, mas em espaços temporal e académicos distintos. São ainda considerados os depoimentos acerca desta temática dos professores responsáveis por cada turma. Computers and the Internet are now considered basic tools for study and the exercise of citizenship in the contemporary societies. Actually, Internet is undoubtedly very useful on 21st century jobs. The European governments were aware of the great importance of the Internet as a strategic need; therefore, they have come to endow schools with the equipment and services required to the integration of information technologies and communication in the educational system. The Magalhães Initiative results of the protocol established between the Portuguese Government and Intel and one of its goals is the democratization of the access to the IT, as a reply to those needs. This study is a small contribution for understanding this issue and its main purpose is to perspective the impact of Magalhães Initiative in the educational system – most precisely in the analysed group – taking a direct approach and applying an inquiry which took place in 2010 and 2011. In the first phase, the survey took place between March 15th and the 20th, using a sample of 49 pupils of two groups of 1st cycle of basic education (2nd and 4th years) in public schools - 2/3 School EB Vasco da Gama, Parque das Nações, Lisbon, Portugal. The second phase of the survey was done with the same group of pupils, one year later, between 21st and 25th of March 2011. This study focused on the use of the Magalhães computer and the Internet, how it occurs and why. Another goal was to analyse the evolution of this use in the same group, but in different academic years and space time. There are also statements about this matter made by teachers who were in charge for each group of students.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
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