Author(s):
Amante, Maria João
; Segurado, Teresa
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4318
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Ensino superior; Bibliotecas universitárias; Cultura; Parceria; Cidadania; Informação; Sociedade; Higher education; Academic libraries; Culture; Partnership; Citizenship; Information; Society
Description
O acesso à cultura nas suas diferentes formas permite
aos indivíduos o seu desenvolvimento enquanto seres
sociais moldando a sua forma de ser e estar em
sociedade. A construção da cidadania ou de práticas de
cidadania, que são o sedimento base da coesão social,
passa pelo acesso e uso de informação e sua discussão
crítica.
Na sociedade atual a informação e o conhecimento
desempenham um papel fundamental tendo-se tornado o
fator mais importante no desenvolvimento da economia.
A Universidade é entendida como o principal veículo de
transmissão do saber e do conhecimento e, nesse
sentido, desempenha um papel essencial no acesso e na
disponibilização de diferentes fontes de informação,
sejam elas de carácter científico, cultural ou outro. Neste
âmbito, a Biblioteca tem como missão uma participação
ativa na promoção de um conjunto de atividades de
carácter cultural que igualmente contribuem para a
produção de informação e conhecimento.
A Biblioteca do ISCTE-IUL assumiu o compromisso e,
simultaneamente, o desafio de contribuir para a
promoção de uma cidadania informada e responsável
apostando numa programação cultural sistemática e
diversificada que lhe permitiu estabelecer parcerias de
excelência com a comunidade ISCTE-IUL bem como
com o exterior. Constitui-se como um lugar onde a
cultura/informação tem várias faces e não apenas a dos
livros. Espaço dinâmico e aberto a todo o tipo de
expressões culturais: Exposições Bibliográficas
Temáticas, Livro do Mês, Conversas da Biblioteca, Arte
na Biblioteca e Ciclos Culturais.
É aplicado um questionário anual com o objetivo de
apurar o grau de satisfação relativamente a um conjunto
de itens relacionados com a realização de cada uma
destas atividades. Desde há dois anos que, além do grau
de satisfação, é nosso objetivo tentar perceber qual o
grau de importância que os vários destinatários destas
atividades atribuem a cada uma delas no que respeita ao seu impacto nas atividades de ensino, aprendizagem e
investigação desenvolvidas no ISCTE-IUL.
É objetivo desta comunicação apresentar os resultados
dos tratamentos dos dados apurados desde 2008 a 2011,
apresentando também as análises comparativas da evolução de cada um dos itens analisados ao longo dos
anos. Citizen’s access to culture in all its dimensions allows
their development as social human beings shaping their
behavior. The construction of citizenship or of
citizenship practices, that are the basis of social
cohesion, implies information access and use and also its
critical discussion.
Nowadays, information and knowledge perform a
fundamental role becoming the most important factor in
the development of the economy. The University is
understood as the main vehicle in the transmission of
instruction and knowledge performing an essential role
in the access and availability of different information
sources, scientific, cultural or other type. In this context,
the library has as mission an active participation in the
promotion of a set of cultural activities that also
contribute to information and knowledge production.
ISCTE-IUL academic library assumed the commitment
and, simultaneously, the challenge of contributing to an
informed and responsible citizenship through a
systematic and diversified cultural agenda that allowed
the establishment of extreme goodness partnerships
within the ISCTE-IUL community but also with external
institutions. The library is now a place where
culture/information has several dimensions not only the
one of the books. It's a dynamic space open to all
cultural expressions: Bibliographic Thematic Exhibitions, Book of the Month, Library Talks, Art in the
Library and Cultural Cycles.
Annually a questionnaire is used to measure user
satisfaction with a set of dimensions concerning each
one of the above mentioned activities.
Since 2010, beyond determining user satisfaction grade,
we also try to perceive the importance grade that the
several addressees of these activities consider that each
one of them have, namely its impact on teaching,
learning and research activities carried out at ISCTEIUL.