Detalhes do Documento

As comunidades de prática nas organizações da economia social e solidária em Po...

Autor(es): Godinho, Susana Nogueira Mira cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/4165

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Aprendizagem contínua; Contínua; Comunidades de prática; Prática; Práticas; Atividade; Soluções; Economia; Social; Solidária; Organizações da economia Social e solidária; Competências estratégicas; Sustentabilidade; Continuous learning; Continuous; Communities of practice; Practice; Practices; Activity; Solutions; Organizations; Economy; Social; Solidarity; Social and solidarity economy organizations; Strategic skills; Strategic; Sustainability


Descrição
Mestrado em Economia Social e Solidária Fundamentado na sua experiência como gestora de formação profissional e voluntária em organizações portuguesas da economia social e solidária, a autora propõe que o desenvolvimento de uma abordagem estratégica para a aprendizagem contínua nestas organizações é incipiente ou inexistente. Com isto, estas organizações não estão a conseguir desenvolver o potencial humano e tecnológico necessário para uma ação concertada na sociedade do conhecimento. Esta dissertação explora a visão de que a aprendizagem contínua é inseparável do "modo de vir a estar" dos profissionais que trabalham nestas organizações. Baseada numa revisão da literatura relevante, a autora reflete sobre o facto das comunidades de prática serem uma abordagem adequada à forma de estar "aprendente" requerida no século XXI. O desenvolvimento de parcerias de aprendizagem e a criação de recursos coletivos são atividades organizacionais que poderiam ajudar a desenvolver as competências estratégicas das organizações, gerando um crescimento sustentável? Para investigar esta linha de pensamento foram realizadas treze entrevistas com gestores de organizações da economia social e solidária da região de Lisboa. Este grupo constituiu-se como uma comunidade de prática embrionária, dando um exemplo do potencial deste "modo de fazer as coisas". Através de um estudo de caso suportado na análise das entrevistas efetuadas aos membros daquele grupo, a autora reflete sobre se uma abordagem em comunidade de prática é adequada para criar competências estratégicas nas organizações da economia social e solidária em Portugal. Grounded in her experience as professional training manager and volunteer in Portuguese organizations, the author proposes that developing a strategic approach to continuous learning in organizations concerned with the social and solidarity economy in Portugal are weak or non-existent. What is more, these organizations are not developing the human or technological potential required for concerted action in a knowledge society. This dissertation explores the view that continuous learning is inseparable from a “way of becoming” for adults working in such organizations. Based on a review of the relevant literature, the author reflects on whether communities of practice are a strategy for the continuous learning required in the 21st century. Is the development of learning partnerships and creation of collective resources organizational activities that could help develop the organizational strategic competences and generate sustainable growth? To investigate this line of thought thirteen interviews were carried out with managers of organizations in the Lisbon region. This group was an embryonic community of practice, providing an example of the potential of this "way of doing things". Through a case study analyzing interviews of those in the group, the author reflects on whether a communities of practice approach is appropriate for creation of core competencies in social and solidarity economy organizations in Portugal.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Trayner, Beverly; Henriques, José Manuel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia