Author(s):
Santos, Ana Patrícia Simões
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3880
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Deficiência intelectual e desenvolvimental; Inserção profissional; Intervenção do serviço social; Participação da família; Intellectual and developmental disabilities; Professional integration; Social work practice; Family participation
Description
Mestrado em Serviço Social O serviço social é uma área cujo principal objectivo de intervenção consiste em
promover a mudança social, colaborando com aqueles que se encontram em situação de
fragilidade ou desvantagem. Segundo este ponto de vista, este trabalho pretende reflectir
sobre a forma como o serviço social intervém junto de uma população muito específica, os
jovens com deficiência intelectual e desenvolvimental ligeira, procurando conhecer de que
forma o serviço social contribui para diminuir a desvantagem desta população face ao
mercado normal de trabalho. Para isso, são abordadas questões que se consideram pertinentes
nesta área, tais como as relacionadas com a inserção social e profissional das pessoas com
deficiência em geral, a definição e conceptualização da deficiência intelectual e
desenvolvimental, as dificuldades de inserção profissional dos jovens com este tipo de
deficiência, os pontos-chave relativos à intervenção do serviço social na área da deficiência e
a forma como as famílias participam nesta intervenção. Para concretizar este estudo, optou-se
pelo o método qualitativo, pois os objectivos a alcançar com o mesmo pressupõe um carácter
exploratório da investigação. Numa fase de recolha de dados, foram contactadas instituições
que trabalham na área da inserção profissional de jovens com deficiência intelectual e
desenvolvimental ligeira, que possibilitaram a realização de entrevistas a jovens, profissionais
e encarregados de educação. Através das técnicas de análise de conteúdo foi possível analisar
a informação recolhida nas entrevistas, informação essa que conduziu às conclusões
apresentadas no final. Social work is one area where the main objective of intervention is to promote social
change, by collaborating with those who are in a state of weakness or disadvantage.
According to this point of view, this work aims to reflect on how social work intervenes at a
very specific population, young people with intellectual and developmental disabilities,
looking for to know how the social work contributes to reducing social disadvantage of this
population face the regular labor market. For this, they deal with matters that are considered
relevant in this area, such as those related to social and professional integration of disabled
people in general, the definition and conceptualization of intellectual and developmental
disabilities, the difficulties of integration of young people with this kind of disability, the key
points relating to the intervention of social work in the disability and how families are
involved in this intervention. To achieve this study, the qualitative method was chosen
because the objectives pursued with the same one assume an exploratory research. A phase of
data collection were contacted institutions working in the area of vocational integration of
young people with intellectual and developmental disabilities, allowing the interviews to
young, professionals and families. Through the techniques of content analysis to parse the
information gathered in interviews, this information that led to the conclusions presented in
the end.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Lima-Rodrigues, Luzia; Serafim, Maria do Rosário