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Estudo empírico sobre a aprendizagem organizacional (empresa angolana do sector...

Autor(es): Neves, Teresa Rodrigues dos Santos cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/3033

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Aprendizagem organizacional; Organizações aprendentes; Aprendizagem individual; Organizational learning; Learning organizations; Individual learning


Descrição
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos Este trabalho pretende evidenciar a necessidade e oportunidade da implementação da Aprendizagem Organizacional pelas organizações como meio de promover o desempenho, a competitividade e sustentabilidade num canário de mudanças aceleradas impostas ao mercado num ritmo acelerado, onde a globalização, a implementação de metodologias e novas tecnologias na era do conhecimento. A aprendizagem organizacional é um processo mediante o qual as empresas, adquirem e criam informação com a finalidade de transformar em recursos da empresa que permite a organização adaptar à mudança. O fenómeno da aprendizagem organizacional tem sido amplamente investigado, e a sua importância como uma ferramenta de gestão tem sido defendida por muitos autores. Suportado nesta base teórica partiu-se para o estudo empírico da aprendizagem organizacional, com base num instrumento (Questionário das Dimensões da Organização Aprendente) aplicado a diferentes áreas de uma empresa Angolana do sector petrolífero com o objectivo de identificar uma tipologia de aprendizagem organizacional adaptada ao seu caso. Verificou-se que na empresa em estudo ocorre uma aprendizagem organizacional fragmentada, no entanto, notou-se uma tendência para ocorrer uma aprendizagem organizacional hierarquizada. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde novas maneiras de pensar são encorajadas, onde a aspiração colectiva é livre e onde as pessoas estão constantemente a aprender, aprender individualmente e colectivamente. This paper aims at highlighting the need and opportunity of the implementation of organizational learning by organizations as a means of promoting the performance, competitiveness and sustainability in a canary rapid changes imposed on the market at a rapid pace, where globalization, the implementation of new technologies and methodologies in the knowledge era. Organizational learning is a process by which companies acquire and create information in order to transform into corporate resources allows the organization to adapt to change. The phenomenon of organizational learning has been widely investigated and its importance as a management tool has been advocated by many authors. Supported this theoretical base came to the empirical study of organizational learning, based on an instrument (Questionnaire dimensions of the Learning organization) applied to different areas of a company's Angolan oil sector with the aim of identifying a typology of organizational learning tailored to your case. It was found that the company under study is a fragmented organizational learning, however, there has been a tendency to occur a hierarchical organizational learning. In learning organizations people continually expand their capacity to create results they truly desire, where new ways of thinking are encouraged, where collective aspiration is free and where people are constantly learning, learning individually and collectively.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, Albino
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