Author(s):
Cardoso, Luísa Rosa Pereira Marques Barbeiro
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2897
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Necessidades das crianças; Acolhimento familiar; Acolhimento institucional temporário; Children’s needs; Foster care; Institutional care
Description
Mestrado em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores O presente trabalho teve como objectivo analisar a adequação dos contextos e
colocação de menores em perigo - acolhimento familiar e acolhimento institucional
(temporário) – a crianças dos 0 aos 3 anos, considerando o seu perfil de necessidades e
as dimensões críticas que caracterizam ambos os contextos.
Reviu-se literatura especializada, através da qual se procurou identificar o perfil de
necessidades das crianças dos 0 aos 3 anos de idade e as características gerais e
específicas próprias dos contextos de acolhimento. Realizou-se um estudo empírico,
utilizando o método de entrevista semi-estruturada, concretizado em 22 entrevistas. A
selecção do grupo de entrevistados foi feita de acordo com dois critérios: áreas de
conhecimento e experiência profissional relevantes para a compreensão do tema em
análise. Elaborou-se um guião de entrevista composto por quatro questões principais,
para abordagem qualitativa.
Os resultados do estudo empírico apontam no mesmo sentido dos estudos
descritos na literatura. Teoricamente, o contexto de acolhimento familiar garante uma
resposta entendida como mais adequada às necessidades globais inerentes ao
desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos. Contudo, os aspectos negativos
identificados na concretização actual da medida de acolhimento familiar no nosso país
não garantem essa adequação, o que permite compreender a ambivalência existente face
às duas opções de colocação. The aim of this work is to analyse the adequacy of the contexts in which minors in
danger are placed – foster care and (temporary) institutional care – for children from 0
to 3 years old, considering their needs profile and the critical dimensions that
characterise both contexts.
Specialized literature was reviewed, from which the attempt to identify the
profile of children from 0 to 3 years old and the general and specific characteristics of
both care contexts was made. An empirical study was carried out, using the semistructured
interview method, carried out in 22 interviews. The selection of the group of
interviewees was made according to two criteria: knowledge areas and professional
experience relevant to the comprehension of the topic under analysis. An interview
script was elaborated, composed of four main questions for a qualitative approach.
The results of the empirical study point towards the same direction as the studies
described in the literature. Theoretically, the context of foster care guarantees a more
adequate response to the biological, physiological, cognitive and emotional needs
inherent to the development of a child from 0 to 3 years old.
Nevertheless, the negative aspects identified in the actual realisation of foster
care in our country does not guarantee that standard, allowing the comprehension of the
existing ambivalence in relation to both placement options.