Autor(es):
Sprea, Joseney
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/2050
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Administrador; Cérebro; Emoção; Intrapessoal; Interpessoal; Liderança; Tomada de decisão; Brain; Administrator; Leadership; Decision making; Emotion; Intrapersonal; Interpersonal
Descrição
Mestrado em Ciências da Gestão No descortinar deste início de século XXI percebemos a necessidade cada vez mais
clara de investimentos no ser humano, nas esferas, familiar, pessoal, profissional e social. Na
hierarquia de competências necessárias ao sucesso profissional a emoção ocupa, nos dias
atuais, papel de destaque. A maneira como o ser humano lida com os outros e consigo
utilizando com inteligência não só a razão, mas principalmente a emoção nas relações laborais
proporciona, ou não, o sucesso das organizações. Nas organizações, são os administradores,
considerados, por muitos como o maestro do século XXI, que tem a capacidade de saber
controlar as próprias emoções e a dos colaboradores para que os mesmos atuem como uma
orquestra afinada para que o desempenho e a produtividade laboral sejam a melhor e
trabalhem cooperativamente.
No tocante a emoção, são descritos dois tipos de inteligência a intra e interpessoal que
vêm a constituir-se a essência da inteligência emocional, tal como definidas inicialmente por
Salovey e Mayer e depois por Gardner, Goleman e Damásio e através de suas obras. Essa
dissertação elenca as emoções como condição indispensável ao planejamento das habilidades
educacionais e empresarias no que se refere à liderança e ao processo decisório que são dois
quesitos, entre vários, que existem entre o dualismo razão e emoção.
Assim, através da pesquisa bibliográfica e empírica realizada em uma instituição que
além de ser educacional apresenta também seu aspecto profissional procuramos enfocar a
importância da inteligência emocional como diferencial nas organizações competitivas. In the beginning of the21st century it is plainly possible to notice the necessity of
investing in the human being, considering the family, personal, professional and social areas.
Amongst the necessary competencies for professional success, the emotion has, nowadays, a
leading role. The way the human beings deal with the others and with themselves, using with
intelligence, not only the reasoning but mainly the emotions in the working relations favors or
not the organizations success. In the organizations, the administrators, considered by many
the conductor of the 21st century are the ones who have the capacity of controlling their own
emotions and also the emotions of the employees, so as they act as a tuned orchestra in order
to the working performance and productivity be the best and they work collaboratively.
In respect to emotion, two types of intelligence, the intra and interpersonal, which are
the essence of the emotional intelligence as initially defined by Salovey and Mayer and after
by Gardner, Goleman and Damásio are described. Through a survey and observation it was
possible to....This thesis lists the emotions as an imperative condition to the educational and
business abilities planning considering the leadership and decision making process, two
requirements, among many, that exist between the emotion and reason dualism.
Thus, through the bibliographical and empirical research made in an institution which
besides being educational also presents its professional aspect it was tried to focus on the
importance of emotional intelligence as a differential in competitive organizations.